‘Os Faroleiros’ de Maurice Mariaud Cineconcerto

399 views

Estreado em 1922, esta raridade do cinema mudo português é apresentado com uma nova composição sonora, encomendada pelo Batalha Film Center ao compositor Daniel Moreira e interpretada ao vivo pelo quarteto de cordas The Arditti Quartet.

Rodado nas agitadas águas de confluência entre o Tejo e o Atlântico e realizado por Maurice Mariaud, Os Faroleiros esteve perdido durante décadas, tendo sido encontrado no Palácio do Bolhão, no Porto, em 1993 — onde a empresa do produtor Raul de Caldevilla, pioneiro dos filmes de publicidade em Portugal, teve a sua sede.

Um filme que, pelo seu pioneirismo e audácia técnica, se tornou num marco do cinema mudo europeu, numa altura em que os mais desafiantes e ambiciosos filmes eram o resultado do esforço de equipas multinacionais, que recorriam aos mais variados exercícios de imaginação para reproduzir, no ecrã, realidades desconhecidas.(Culturgest)

cinema, música
31 março 2023
sex: 21h
Culturgest
Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar