Olhares do Mediterrâneo 12.ª edição

57 views

O cinema feito por mulheres do Mediterrâneo está de regresso a Lisboa na 12.ª edição do Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival. Sob o tema Semear Resistências, Cultivar Utopias o festival apresenta uma programação que incentiva ao debate e que conta com produções de 29 países, 12 delas portuguesas.

Destaque para a estreia mundial do documentário Mulheres, Terra, Revolução, de Rita Calvário e Cecília Honório, sobre a participação das mulheres rurais na revolução do 25 de Abril. Where the Wind Comes From, primeira longa-metragem da jovem realizadora tunisina Amel Guellaty, um road movie que acompanha a viagem de dois jovens pela Tunísia, em busca de liberdade, é o filme de abertura.

Destaque também para a exibição, fora da competição, de The Brink of Dreams, da dupla egípcia Nada Riyadh e Ayman El Amir, vencedor do prémio de melhor documentário no Festival de Cannes 2024. O casal filmou ao longo de quatro anos, numa pequena localidade isolada no sul do Egipto, um grupo de raparigas que formou uma trupe de teatro de rua exclusivamente feminina. Antes da exibição há uma masterclass conduzida por Nada Riyadh. The Dreamer, da francesa Anaïs Tellenne, é o filme de encerramento.

Programação aqui

 

cinema
28 outubro a 6 novembro 2025
vários locais
Fotografia: “Where the Wind Comes From” de Amel Guellaty
Fonte: AgendaLX

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar