Odisseia Nacional do D. Maria II chega ao Centro

1179 views

De janeiro a março, a programação da Odisseia Nacional decorreu na região Norte do país, abrangendo mais de 8.000 espectadores e cerca de 2.500 participantes ativos nos vários projetos. A iniciativa chegou a 81 turmas de todos os ciclos de ensino, totalizando cerca de 2.000 espectadores, entre alunos e docentes. Encerrado o primeiro trimestre no Norte, o D. Maria II inicia agora uma viagem pelo Centro do país, onde permanecerá até ao final de junho, com dezenas de espetáculos e atividades em 32 concelhos.

Em janeiro deste ano, o Teatro Nacional D. Maria II encerrou as suas portas, para obras de requalificação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Com o edifício do Rossio encerrado por mais de um ano, o Teatro encontra-se a viver uma verdadeira Odisseia Nacional. Um projeto composto por centenas de propostas, desenvolvidas em parceria com 93 concelhos de todas as regiões de Portugal continental e ilhas. Depois do primeiro trimestre do ano na região Norte, o D. Maria II inicia esta semana a sua viagem pelo Centro do país, onde permanecerá durante três meses, até ao final de junho, com uma programação desenvolvida em 32 concelhos. Seguem-se depois, até ao final de 2023, os Açores, em julho, a Madeira, em setembro, e as regiões do Alentejo e Algarve, de outubro a dezembro.

A viagem da Odisseia Nacional pela região Centro tem início já esta semana, simultaneamente na Figueira da Foz e em Pombal. A Figueira da Foz recebe, este sábado, dia 15 de abril, O Misantropo – por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière, um espetáculo com encenação de Mónica Garnel, e ainda Mil e uma noites, um projeto cívico e artístico da companhia UMCOLETIVO, com direção artística de Cátia Terrinca, que se apresenta a 15 e 16 de abril, sábado e domingo.

Por sua vez, o município de Pombal recebe esta sexta-feira, dia 14 de abril, o espetáculo Outra Língua, apresentado no âmbito do projeto Rede Eunice Ageas, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal. Com criação e interpretação de Keli Freitas, Nádia Yracema, Raquel André e Tita Maravilha, Outra Língua conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, audiodescrição e legendagem para pessoas surdas integradas no espetáculo. Também em Pombal, e no âmbito deste espetáculo, Keli Freitas e Raquel André coordenam Laboratórios Teatrais, destinados a alunos do Ensino Secundário e ao público em geral. No sábado, dia 15 de abril, será ainda possível assistir à apresentação pública de Estórias com memória, um projeto de participação desenvolvido pelo coletivo Limite Zero, com direção artística de Raul Constante Pereira.

Ao longo de 3 meses, a programação da Odisseia Nacional passará por 32 concelhos da região centro do país e incluirá espetáculos (vários deles em estreia nacional), projetos de participação que envolvem as comunidades locais, atividades para o público escolar, formações e ainda uma exposição e um grande evento de pensamento, Cenários Presentes, que terá lugar em Torres Vedras, a 30 de junho e 1 de julho. Neste trimestre, o Centro do país será palco da estreia nacional dos espetáculos Silence, silence, silence, please, do encenador ucraniano Pavlo Yurov, As Três Irmãs, de Tita Maravilha, Os Idiotas, uma criação da companhia Terceira Pessoa, Pérola sem rapariga, um espetáculo com texto original de Djaimilia Pereira de Almeida e encenação de Zia Soares, As Castro, criação de Raquel Castro, Ifigénia, uma encenação de Claudia Stavisky do texto de Tiago Rodrigues, no âmbito do projeto NÓS/NOUS, e ainda de vários espetáculos desenvolvidos por grupos de teatro escolar e juvenil, com textos originais de André Tecedeiro, Djaimilia Pereira de Almeida e Ondjaki, apresentados no âmbito do projeto PANOS – palcos novos palavras novas.

O Centro é a segunda região do país por onde passa a Odisseia Nacional do D. Maria II. Entre janeiro e março, mais de 8.000 espectadores assistiram a peças de teatro e apresentações públicas em 21 concelhos do Norte do país e mais de 2.500 pessoas participaram ativamente nos projetos realizados neste região. A programação da Odisseia Nacional chegou ainda a 81 turmas de todos os ciclos de ensino, dos Jardins de Infância ao Ensino Secundário, abrangendo cerca de 1.700 alunos e 190 educadores e professores.

Um projeto que se desenrola em mais de 90 concelhos do país ao longo do ano, a Odisseia Nacional do D. Maria II integra centenas de propostas agrupadas em cinco programas:

  1. Peças: composto por espetáculos, projetos de criação e lançamentos de livros.
  2. Atos: composto por 43 projetos de participação (divididos em três grandes eixos temáticos: Paisagem, Património e Pessoas), desenvolvidos por 16 estruturas artísticas, que pretendem valorizar o tecido cultural nacional e promover práticas cívicas junto das comunidades.
  3. Frutos: programa dedicado ao universo escolar, composto por quatro projetos estratégicos e complementares, dirigidos a todos os ciclos de ensino.
  4. Cenários: evento de pensamento que reflete sobre o percurso da Odisseia Nacional e evidencia o trabalho regional, com um olhar agregador sobre a respetiva região, que tem lugar no final de cada trimestre.
  5. Nexos: programa constituído por ciclos de formação e capacitação, que colocam as competências técnicas e de gestão do D. Maria II ao serviço de equipamentos parceiros da Odisseia Nacional e da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
  6. E ainda a Exposição Quem És Tu? – O Teatro Nacional, a Ditadura e a Democracia, com curadoria de Tiago Bartolomeu Costa e desenvolvida em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril e o Museu Nacional do Teatro e da Dança.

Com o projeto Odisseia Nacional, o Teatro Nacional D. Maria II estará presente em todo o território nacional, ao longo de um ano, intervindo nas regiões onde já se verifica uma forte dinâmica criativa, mas sendo também catalisador da vida cultural de comunidades onde há menos acesso às práticas artísticas, com particular foco no interior do país, contribuindo para o desenvolvimento da democracia cultural.

Conheça toda a programação da Odisseia Nacional, de forma detalhada, em www.tndm.pt.

 

Fonte: tndm.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar