O Tinto Exclusivo das Vinhas de Colares || Casal Sta. Maria

400 views

Casal Sta. Maria apresenta o seu imperdível vinho tinto exclusivo: Grande Reserva Pinot Noir. Este vinho foi concebido a partir das uvas das vinhas de Colares, plantadas em 2006, diretamente por Baron Bodo von Bruemmer, fundador da marca Casal Sta. Maria.

Esta é uma edição muito especial, de um vinho Grande Reserva, de um dos mais prestigiados vinhos de assinatura Casal Sta. Maria: Pinot Noir.

Preservando sempre a qualidade e rigor que é inerente a qualquer vinho da marca, este tinto trata-se de um vinho que acima de tudo homenageia o trabalho do fundador do Casal Sta. Maria e todo o seu legado.

Intenso, encorpado e complexo, o vinho Grande Reserva Pinot Noir apresenta várias camadas de sabor, com notas de cereja e framboesa madura, especiarias secas, sabores balsâmicos e aromas a cedros e pinheiros. Aromático e vibrante, os seus sabores beneficiam de serem conservados em garrafa durante 10 anos e de estarem em barricas francesas, durante 24 meses.

Tem um teor de álcool de 12,5%.

 

Ficha Técnica Grande Reserva Pinot Noir:

VINHAS: Uvas das nossas vinhas originais, plantadas em 2006, pelo Sr. Baron Bodo von Bruemmer, localizadas no Casal Sta. Maria.

ANO: Contrastando com um abril chuvoso, com alguns constrangimentos nas vinhas, tivemos uma primavera e início do verão muito quentes. Em Colares, tivemos um ano de produção médio-baixo, com poucos cachos, mas excelente em flor. A colheita começou durante o mês de agosto, coberto do nevoeiro típico de Sintra, e acabou a meio de outubro. Os brancos são muito aromáticos e equilibrados, enquanto os tintos têm uma excelente concentração e aromas a frutas.

VINIFICAÇÃO: Vindima manual que passou por um rigoroso processo de seleção nas vinhas e adega. Após esmagar as uvas, seguiu-se uma maceração a frio em pequenos espaços abertos, conhecidos em Portugal como “lagares”, durante 5 dias. A fermentação demorou 3 semanas. Depois de terminada a fermentação, os lagares foram fechados e armazenados durante 2 semanas. As uvas foram gentilmente prensadas e foram separadas para produzir este vinho. Amadureceu durante 24 meses em novos e velhos barris de carvalho francês. O vinho envelheceu durante 6 meses em garrafa antes de ser colocado à venda. Neste processo, produzimos 440 garrafas de 750mL e 80 garrafas de 1500mL.

COMENTÁRIO DO ENÓLOGO: Com uma cor rubi muito chamativa, reflexos e boa concentração. O aroma apresenta notas vibrantes de cereja e framboesa madura, com notas de especiarias secas, sabores terra e balsâmicos e notas de cedros e pinheiros. O palato é rico, com várias camadas de sabor, frutos vermelhos, como cerejas e framboesas, com notas a floresta no final, e um sabor a baunilha e cigarros, que combinam com todos os sabores, equilibrando o vinho. A acidez traz frescura quando saboreamos o vinho, que é potenciada pelo tempo que passa na garrafa, tornando-o mais complexo. É um vinho incorpado, sweet tannins e com um final intenso.

CONSUMO: Deve ser bebido entre 16ºC-18ºC e beneficia de estar fechado em garrafa ao longo de 10 anos.

ENOLOGIA: Jorge Rosa Santos e António Figueiredo.

VITICULTURA: José Ribeiro Corrêa.

Colheita: 2020 | Região: Lisboa | Variedades: Pinot Noir | Álcool: 12,5% | Acidez Total: 5,37g/l | pH: 3,68 | Açucares Residuais: <0,6g/l Capacidade: 750ml | Garrafas/Caixa: 6 | Caixas/Fiada: 7 | Fiadas/Palete: 12 |

Caixas/Palete: 84 | EAN Garrafa: 5600287061234 | EAN Caixa: 15600287061231

Sobre Casal Sta Maria

Situada na zona histórica de Colares, na serra de Sintra, as vinhas Casal Sta. Maria oferecem uma bela paisagem com vista para o mar, no ponto mais ocidental da Europa continental. As vinhas foram plantadas em 2006 pelo Barão Bodo von Bruemmer, na altura com 96 anos, para produzir vinhos de grande qualidade que transmitem o terroir único desta quinta, que foi a sua paixão, respeitando o meio ambiente e dignificação da região. A envolvência e a beleza dos jardins Casal Sta Maria, tornaram-na numa das Vinhas mais visitadas da zona de Lisboa. A distribuição dos vinhos Casal Sta Maria está a cargo da GARCIAS.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar