O mundo vai continuar a não ser como era! Coleção Carlos Rocha

124 views

Viajar pelos últimos 100 anos de design gráfico e publicidade em Portugal, através de uma seleção de obras da Coleção Carlos Rocha, é a proposta da exposição O Mundo vai Continuar a não Ser como Era! – 100 anos de design gráfico na Coleção Carlos Rocha que integra a programação MUDE Fora de Portas.

Ainda em vida, Carlos Rocha (1943-2016) expressou o desejo de doar o seu acervo ao MUDE e de fazer uma primeira exposição que apresentasse o seu trabalho à frente da Agência Marca e da LETRA Design, o trabalho de seu pai, Carlos Rocha Pereira (1912-1992) e o trabalho de seu tio, José Rocha (1907-1982) no ETP – Estúdio Técnico de Publicidade.

Essa primeira apresentação pública acontece agora, graças ao acervo que o MUDE tem vindo a preservar, inventariar, acondicionar, digitalizar e estudar desde 2015. Através desta genealogia familiar, a força do design gráfico e a sua importância na comunicação do Estado e na publicidade comercial e industrial em Portugal ganham relevo, pois estes três designers conceberam marcas, imagens e publicidade para os vários sectores de produção nacional desde a energia, a banca, os seguros, os transportes, as telecomunicações, os combustíveis, a eletricidade, o turismo, a indústria farmacêutica ou o vinho.

Com curadoria de Gonçalo Falcão, a mostra permite refletir sobre as grandes mudanças socioculturais, políticas e socioeconómicas na vida quotidiana em Portugal, sobretudo desde o início do Estado Novo, e as mudanças por que passou a prática profissional do designer ao longo desses tempos.

[texto de Ana Rita Vaz/ Agenda Cultural de Lisboa, julho/agosto 2022]

Terça a domingo, das 11h às 18h

Ficha técnica:

MUDE – Museu do Design e da Moda. Curadoria de Gonçalo Falcão

 

artes
21 julho a 25 novembro 2022
IDB Lisbon

Créditos:

Fonte AgendaLxa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar