O Estado do Mundo: Museu do Atlântico Sul

92 views

A exposição explora o projeto imaginado pelo filósofo e educador português Agostinho da Silva durante os seus anos de exílio no Brasil: um museu dedicado “à capacidade fraternal de entrelaçamento do diverso” numa ordem pós-independências.

Em exibição, obras de 13 artistas, coleções de caráter etnográfico, e ainda uma diversa documentação sobre processos emancipatórios em nações africanas e publicações que registam o pensamento do filósofo e educador português Agostinho da Silva (1906-1994). Conceitualizado por da Silva em 1965, o “Museu do Atlântico Sul” deveria estar localizado na fortaleza de São Marcelo, em Salvador da Bahia (Brasil), com uma coleção organizada a partir de objetos históricos e etnográficos, e peças artísticas provenientes de todos os países que integrariam o que o pensador português definia como o “Novo Equador”.

Nos arquivos do “Centro de Estudos Afro-Orientais” de Salvador da Bahia, encontram-se cartas nas quais Agostinho da Silva solicita objetos (a serem enviados de países africanos, asiáticos e das Américas) que deveriam fazer parte da coleção do museu. No entanto, o “Museu do Atlântico Sul” nunca foi efetivamente construído, permanecendo como uma ideia e possibilidade para novas formas de interação cultural e política.

No desejo do seu criador, explicitado nas duas folhas dactilografadas que documentam a criação do museu, a instituição revelaria a “capacidade fraternal de entrelaçamento do diverso”.

Terça a domingo, das 10h às 13h/14h às 18h

Ficha técnica:

Curadoria de Marcelo Rezende

artes
22 setembro 2022 a 15 janeiro 2023
vários horários
Pavilhão Branco

Foto: Jonathan Monk, “Somewhere Soon” (2010), Tecido em formato de bandeira e impressão serigráfica. Acervo pessoal

Créditos: Marcelo Rezende

Fonte AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar