Artigo

O Estado do Mundo: Museu do Atlântico Sul

A exposição explora o projeto imaginado pelo filósofo e educador português Agostinho da Silva durante os seus anos de exílio no Brasil: um museu dedicado “à capacidade fraternal de entrelaçamento do diverso” numa ordem pós-independências.

Em exibição, obras de 13 artistas, coleções de caráter etnográfico, e ainda uma diversa documentação sobre processos emancipatórios em nações africanas e publicações que registam o pensamento do filósofo e educador português Agostinho da Silva (1906-1994). Conceitualizado por da Silva em 1965, o “Museu do Atlântico Sul” deveria estar localizado na fortaleza de São Marcelo, em Salvador da Bahia (Brasil), com uma coleção organizada a partir de objetos históricos e etnográficos, e peças artísticas provenientes de todos os países que integrariam o que o pensador português definia como o “Novo Equador”.

Nos arquivos do “Centro de Estudos Afro-Orientais” de Salvador da Bahia, encontram-se cartas nas quais Agostinho da Silva solicita objetos (a serem enviados de países africanos, asiáticos e das Américas) que deveriam fazer parte da coleção do museu. No entanto, o “Museu do Atlântico Sul” nunca foi efetivamente construído, permanecendo como uma ideia e possibilidade para novas formas de interação cultural e política.

No desejo do seu criador, explicitado nas duas folhas dactilografadas que documentam a criação do museu, a instituição revelaria a “capacidade fraternal de entrelaçamento do diverso”.

Terça a domingo, das 10h às 13h/14h às 18h

Ficha técnica:

Curadoria de Marcelo Rezende

artes
22 setembro 2022 a 15 janeiro 2023
vários horários
Pavilhão Branco

Foto: Jonathan Monk, “Somewhere Soon” (2010), Tecido em formato de bandeira e impressão serigráfica. Acervo pessoal

Créditos: Marcelo Rezende

Fonte AgendaLx

617 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar