O cinema Abbas Kiarostami na Filmin com dois filmes em cópias restauradas

474 views

No regresso às aulas, a Filmin estreia na plataforma a 5 de Outubro os filmes Trabalhos de Casa (1989) e Onde Fica a casa do meu amigo?. Dois filmes do final dos anos 80 do iraniano Abbas Kiarostami em cópias restauradas.

Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987), e Trabalhos de Casa, (1989), fazem parte da “trilogia de Koker” do iraniano Abbas Kiarostami (1940-2016), um conjunto de filmes interligados que têm como cenário comum a referida aldeia do norte do Irão.

Os dois filmes são compostos por uma visão de simplicidade realista em que o espectador vê o mundo na perspectiva das crianças em idade escolar e sobre o próprio sistema de ensino. Uma visão sobre a defesa de valores como a responsabilidade e a solidariedade por oposição ao autoritarismo e às regras castigadoras e às vezes absurdas dos adultos.

Kiarostami mostra-nos como para as crianças as imposições não questionadas podem ser opressivas e castradoras (embora toda a educação seja forçosamente um tanto repressiva), mas também a forma como o próprio ambiente escolar e familiar lhes tolhe a criatividade e a expressão, instigando o medo e gerando uma surda incomunicabilidade entre gerações.

Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987),um rapaz tenta encontrar um colega de escola depois de acidentalmente lhe ter ficado com o caderno onde tem de fazer os trabalhos de casa. Determinado, tenta encontrar a casa do colega numa aventura que retrata a riqueza e a complexidade da sociedade rural iraniana. Uma parábola comovente sobre a responsabilidade e a amizade que valeu a Abbas Kiarostami, o Leopardo de Ouro e uma menção especial do júri no Festival de Cinema de Locarno.

Em Trabalhos de Casa (1989) é feito um inquérito ao sistema educacional iraniano. Vários alunos são entrevistados na escola e falam sobre o excesso de trabalhos de casa e os castigos. O medo visível nas crianças retratadas nas obras de Kiarostami, e principalmente neste filme, é profundamente revelador das complexas dinâmicas de recompensa e castigo presentes nas suas vidas. Em Trabalhos de Casa observamos como as crianças são expostas às expectativas e às normas estabelecidas pelos adultos nas suas vidas, seja na escola, em casa ou em contexto social.  É a expressão de um medo mais vasto, num filme que é uma crítica subtil às forças sociais e políticas que moldam as vidas destas, e outras, crianças no Irão.

Os filmes estão agora na plataforma em cópias restauradas.

 

 

Fonte: Filmin.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar