O candidato português “Ice Merchants” estreia-se na Filmin no dia antes da cerimónia dos Óscares

420 views

A primeira produção portuguesa a estar na corrida aos Óscares, “Ice Merchants” , de João Gonzalez chega agora à Filmin depois de estrear em mais de 30 salas de cinema. O filme estreia-se na plataforma no próximo domingo, dia 12 de Maio, antecedendo a cerimónia dos Óscares que acontece na madrugada do dia 13 de Maio.

Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

ce Merchants tornou-se a primeira animação portuguesa a ser distinguida na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes, em 2022, e em menos de um ano ultrapassou as 100 seleções oficiais em festivais. Um percurso invejável que culmina com a nomeação ao Oscar para Melhor Curta-Metragem de Animação.

Sobre João Gonzalez 

João Gonzalez (1996) é um realizador, animador, ilustrador e músico português com formação clássica em piano. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez mestrado na Royal College Art (UK), depois de terminar a licenciatura na ESMAD (PT). Nessas instituições realizou os multi-premiados filmes “Nestor” e “The Voyager”. Em 2022 tornou-se o primeiro realizador português de animação a ser premiado no Festival de Cannes, vencendo o prémio do Júri para melhor curta metragem na Semana da Crítica. João tem um grande interesse em combinar o seu background musical com a sua prática em animação autoral, assumindo sempre o papel de compositor e por vezes de instrumentista nos filmes que realiza, ocasionalmente acompanhando-os com performances ao vivo.

Fonte: Filmin

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar