NOVA FCSH organiza Feira do Livro Independente 33 editoras, concertos e poesia ao vivo

118 views
A NOVA FCSH recebe, nos dias 10 e 12 de dezembro, a Feira do Livro Independente, que reúne 33 editoras independentes no campus da Avenida de Berna. Aberta a toda a comunidade, a iniciativa conta ainda com concertos, performances poéticas, leituras encenadas e um debate dedicado ao futuro das ciências sociais.
Durante os dois dias, entre as 10h00 e as 20h00, os visitantes poderão conhecer diferentes projetos editoriais e participar nas diversas atividades que estarão a decorrer nos pisos 0, 1, 2 e 3 da Torre B da NOVA FCSH.
“Com esta iniciativa pretendemos reforçar a ligação da comunidade académica ao universo da edição independente e afirmar a NOVA FCSH como um espaço ativo de pensamento crítico, integrando investigadores, artistas residentes e editoras que trabalham à margem dos circuitos dominantes. Vamos ter à venda livros de 33 editoras independentes, e uma programação cultural com leituras encenadas, poesia ao vivo, concertos e um debate. São dois dias de festa, em que ocupamos vários pisos da Torre B com artes diversas, e convidamos todos a descobrirem a Feira do Livro Independente da NOVA FCSH”, sublinha Carla Baptista, Subdiretora Adjunta para a Cultura da NOVA FCSH.
A equipa organizadora da Feira integra três investigadores da NOVA FCSH, Mariana Pinto dos Santos (IHA – Instituto de História de Arte), José Nuno Matos (ICNOVA) e Débora Dias (CHAM – Centro de Humanidades), que estabeleceram a ligação entre editoras, leitores e a comunidade académica.
Mariana Pinto dos Santos destaca a importância do evento e deixa um convite ao público: “A Feira do Livro Independente na NOVA FCSH é uma iniciativa que promove convívio e partilha em torno dos livros publicados por editoras com catálogos cuidados de autores e obras escolhidos a dedo que ajudam a pensar as humanidades e tudo o resto também. Perguntem aos editores! Eles falar-vos-ão dos livros que escolheram publicar e poderão dar as melhores recomendações.”
Na Feira do Livro Independente estarão presentes as editoras: Letra Livre, Maldoror, Língua Morta, VS, BCF, 100 Luz, Narrativa, Momo, Freud & Companhia, Vendaval, Snob, Bestiário, Cisma, Antítese, DeStrauss, Cornuda Radiante, Não Edições, BOCA, Mariposa Azual, Pierre von Kleist, Imprensa de Ciências Sociais, FALAS AFRIKANAS/Lulendo, Sistema Solar/Documenta, E-Primatur, Fora de Jogo, Oleandras, Livros de Bordo, Edições do Saguão, Ymago, Dois Dias e Zigurate.
A programação do primeiro dia inclui perfomances poéticas, a partir das 13h00, com Vânia Andrade Puma, poetisa e performer portuguesa, acompanhada por Demba Djabaté, músico da tradição griot mandinga da Guiné-Bissau, e por Edvânia Moreno, violista e compositora cabo-verdiana. Ainda no dia 10, haverá a leitura encenada e a conversa “Antígona: novas vozes para um clássico”, resultante das sessões de trabalho entre um grupo de estudantes da Faculdade, o Colectivo SUL e o professor de Filosofia, João Constâncio. Ao início da tarde de 10 de dezembro, realiza-se o debate “O futuro das ciências sociais em Portugal: entre o desinvestimento e a censura?” com Raquel Ribeiro, investigadora, jornalista e escritora, e Jorge Ramos do Ó, historiador, investigador e professor.
No dia 12 de dezembro, a manhã começa com uma leitura de poemas da Biblioteca do CEDANSA – Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros–Sarah Affonso, da NOVA FCSH – realizada pelos atores e atrizes do Colectivo SUL. Às 13h00, o átrio da Torre B recebe um concerto de Sallim, artista que cruza artes visuais e têxteis com música e poesia. As atividades culturais culminam com o Concerto de Natal da NOVA FCSH, interpretado pelos estudantes da NOVA FCSH do CoraLiCiMus e do Grupo Coral Prática Musical: Músicas do Mundo.
 
Programa completo aqui.
PROGRAMA
 
10 dezembro
 
13h00 – 13h45 · Átrio da Torre B
Performance: Poesia Periférica
Vânia Andrade Puma, poetisa e performer, dá corpo e voz a textos da sua autoria e de outros/as autores/as, numa criação que une música e poesia. Ao seu lado, Demba Djabaté, músico e multi-instrumentista da tradição griot mandinga da Guiné-Bissau, e Edvânia Moreno, violinista e compositora cabo-verdiana, tecem a paisagem sonora que sustenta este encontro orgânico entre palavra, gesto e ritmo.
14h30 – 16h00 · Auditório B1 [Torre B, Piso 1]
Debate – O futuro das ciências sociais em Portugal: entre o desinvestimento e a censura?
Conversa sobre o futuro das ciências sociais e humanas com Raquel Ribeiro, investigadora, jornalista e escritora, e Jorge Ramos do Ó, historiador, investigador e professor. Com moderação de Débora Dias, investigadora e editora.
 
17h30 – 18h30 · Auditório B1 [Torre B, Piso 1]
Leitura encenada e conversa – Antígona: novas vozes para um clássico
Apresentação baseada na leitura de cenas da nova tradução da Antígona, resultante das sessões de trabalho entre um grupo de estudantes, o Colectivo SUL e o professor de Filosofia, João Constâncio, seguida de uma conversa sobre a residência artística do Colectivo SUL na NOVA FCSH em 2025/2026.
12 dezembro
 
11h30 – 12h30 · Escadaria da Torre B
Poesia ao vivo: Poemas desgarrados
Leitura de poemas avulso escolhidos dos livros da Biblioteca do CEDANSA – Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros-Sarah Affonso da NOVA FCSH, pelos atores e atrizes do Colectivo SUL, artistas residentes na NOVA FCSH.
 
13h00 – 13h45 · Átrio da Torre B
Concerto – Sallim
Sallim é uma artista multidisciplinar cujo trabalho atravessa as artes visuais e têxteis, a música e a poesia. Com três álbuns editados e membro da editora-coletivo independente Cafetra desde 2016, onde desenvolve criação, edição e programação musical, apresenta-se na NOVA FCSH para um concerto único.
 
14h00 – 15h00 · Átrio da Torre B
Dois grupos corais da NOVA FCSH, o CoraLiCiMus e o Grupo Coral Prática Musical: Músicas do Mundo, dão vida ao Concerto de Natal, apresentando um repertório que cruza clássicos, temas contemporâneos e arranjos criados especialmente para a ocasião.
Fonte: wlpartners.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar