Artigo

Navegar na costa algarvia

Com cerca de 200 quilómetros de costa, um clima excelente e águas calmas, o Algarve é ótimo para navegar, mesmo não sendo dono de um barco, já que há sempre a hipótese de alugar ou de nos juntarmos aos cruzeiros que dão a conhecer a beleza do litoral.

E conhecer a região a partir do mar é algo completamente diferente, que nos surpreende a cada instante. Dos rochedos dourados em que a erosão esculpiu grutas e formas exuberantes, sobretudo entre Lagos e Albufeira, às falésias avermelhadas e dunas brancas que emolduram amplos areais, a variedade da paisagem é grande. O mar agitado a ocidente, perto de Sagres, aquece e acalma conforme nos dirigimos para leste, tornando esta aventura mais relaxante.

Também há rios navegáveis, como o Arade, que entre Portimão e Silves possui recantos de grande beleza, com fontes de água cristalina, uma vegetação imensa e memórias da presença árabe. Já no extremo leste, a subida do Guadiana é um passeio agradável entre vastas margens, onde podemos avistar moinhos, casas típicas e campos de pastoreio. E pelo meio a Ria Formosa, uma área protegida de sapais, dunas e ilhas quase desertas com areais que parecem não ter fim banhados por águas transparentes.

Podemos conhecer esta diversidade a bordo das pequenas embarcações licenciadas ou nos passeios organizados por diversas empresas. Muitos deles incluem almoço a bordo, ou uma típica sardinhada portuguesa numa baía recatada. E existem também passeios com uma vertente de ecoturismo para observação da fauna e flora no Parque Natural da Ria Formosa e na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Mas para quem está habilitado, não há nada melhor do que navegar ao leme de uma embarcação e descobrir enseadas escondidas entre dunas e falésias, praias desertas e selvagens inacessíveis por terra. Mergulhar nestas paragens debaixo do sol quente do verão algarvio faz-nos sentir no paraíso. E nem é preciso ter barco, já que há diversas empresas que os alugam por algumas horas ou dias. E aqueles que gostam de pescar testando a sua adrenalina ao tentar capturar espécies grandes, encontram no Algarve um bom destino para pesca grossa, sobretudo nas águas mais ocidentais.

Com mar e ventos de feição, encontram-se aqui ótimas condições para a realização de provas de vela que atraem participantes de diversas partes do mundo. Como cenário ou ponto de escala, o Algarve é presença constante nos calendários dos mais prestigiados eventos internacionais da modalidade. E velejar está ao alcance de todos, já que há muitas escolas e clubes náuticos na maioria das cidades e vilas do litoral onde é possível aprender. É outra forma de descobrir o Algarve, basta traçar uma rota, içar velas, soltar amarras e partir à aventura!

Para informações mais concretas sugerimos a consulta da lista de empresas que fazem passeios de barco no Algarve em  wwww.visitportugal.com  ou o contacto com os Postos de Turismo www.visitportugal.com

Aqui destacamos algumas possibilidades:

– Do Porto da Baleeira (Sagres) partem embarcações que dão a conhecer o extremo oeste da costa algarvia junto a Sagres;

– Em Lagos, Armação de Pera, Praia do Carvoeiro e outros locais da zona existem embarcações de empresas licenciadas que nos levam a apreciar a beleza deste trecho de costa muito recortada, com as suas grutas e cavernas escavadas em grandes rochedos;

– Das Marinas de Albufeira e Vilamoura partem minicruzeiros que percorrem a costa, muitos deles com almoço incluído a bordo ou em pequenas enseadas onde é possível atracar. Também há passeios com animação a bordo e partida ao final da tarde para apreciar a iluminação noturna das cidades do litoral;

– De Faro, Olhão e Tavira partem diversos passeios pelo Parque Natural da Ria Formosa, em que os barcos deslizam por canais entre penínsulas e ilhéus para observação da fauna (sobretudo aves) e flora. Estas embarcações bem como os táxis marítimos asseguram também a ligação com as ilhas onde existem praias tranquilas;

– Com partida de Vila Real de Santo António ou de Alcoutim, existem diversas embarcações que fazem passeios no Rio Guadiana, dando a conhecer a riqueza paisagística da natureza nesta zona menos explorada turisticamente;

– Nas sedes das áreas protegidas – Parque Natural da Ria Formosa e Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António – é possível obter informações e reservar passeios de interpretação ambiental com explicações detalhadas sobre a fauna e flora.

Fonte: www.visitportugal.com

2229 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar