MY FRENCH FILM FESTIVAL VOLTA À FILMIN

311 views

My French Film Festival, o primeiro festival de cinema online de língua francesa, regressa à Filmin para oferecer aos amantes do cinema francês e de língua francesa de todo o mundo uma selecção de 20 longas e curtas-metragens produzidas em vários países como  França, Ucrânia, Eslovénia, Bélgica, Alemanha, Áustria, Espanha, Estónia, Irlanda, Dinamarca e Países Baixos.

Destaque para A Gravidade (The Gravity), a segunda longa-metragem, escrita e realizada pelo ator franco-burkinabé Cédric Id. Filme de ficção científica original, que dá um toque de outro mundo à narrativa e à forma visual. A Gravidade, centra-se num misterioso acontecimento planetário que perturba a gravidade e o frágil equilíbrio de um subúrbio parisiense, governado por uma equipa de jovens “empreendedores” com ligações cósmicas. O filme teve estreia mundial na última edição do Festival de Toronto.

Frágil (Hard Shell, Soft Shell), de Emma Benestan, trata-se de uma comédia romântica solarenga e refrescante que conta a história de Az, um criador de ostras em Sète que pede a namorada em casamento mas ela acaba por recusar. Um coming of age terno e divertido sobre a amizade e como superar um desgosto de amor.

O drama Luxemburgo, Luxemburgo de Antonio Lukich dedicado ao seu pai sobre a morte e o seu preço. Há muitos sítios bonitos para morrer. O Luxemburgo não é um deles. Mas, bonito ou não, o Luxemburgo torna a morte muito cara. Quando os irmãos gémeos ouvem dizer que o seu pai, há muito ausente, está doente no Luxemburgo, partem numa viagem para o ver uma última vez. O filme esteve na última edição do Festival de Veneza.

O filme propicio a culto, Filhos de Brega (Mother Schmuckers), de Lenny Guit e Harpo Guit sobre Sachar e Zabulon, dois irmãos que nunca se aborrecem, pois a loucura faz parte do seu quotidiano. Quando perdem o querido cão da mãe, têm 24 horas para o encontrar – ou ela expulsa-os de casa. O filme esteve na última edição do Festival de  Sundance.

Pink Moon, a estreia na realização de Floor van der Meulen que esteve presente no festival de Tribeca. Eutanásia, heranças e muitos problemas por resolver. Uma emocionante comédia negra onde o pai de uma família holandesa decide estabelecer um prazo para a sua própria vida. Menção especial do júri para novas narrativas no Festival de Cinema de Tribeca. Trabalhando a partir de um guião de Bastiaan Kroeger, a realizadora lida com as suas três personagens principais com graça e leveza, combinando-as com um trabalho de câmara flutuante e uma banda sonora nostálgica convincente que inclui The SonicsJim Croce e Rodriguez.

Por fim, O Homem Mais Feliz do Mundo, de Teona Strugar Mitevska sobre um casal de meia-idade que se cruza num encontro às cegas em Sarajevo e descobre que, embora as batalhas na sua cidade tenham terminado, a guerra continua sob muitas outras formas. Presente na última edição do festival de Toronto, O Homem Mais Feliz do Mundo é a sexta longa-metragem da realizadora macedónia Teona Strugar Mitevska, cuja obra anterior God Exists, Her Name Is Petrunija esteve na competição do Festival de Berlim em 2019. O filme é um golpe de mestre que escava profundamente a alma, pondo a descoberto algumas questões eternas: Haverá vida depois da guerra? Existe amor depois da guerra? E será que a guerra alguma vez vai acabar?

Esta selecção foi apresentada nos mais importantes festivais internacionais de cinema e são inéditos em Portugal. Uma seleção emblemática da pluralidade e da criatividade do cinema francês e francófono.

A partir de dia 6 de outubro a programação completa ficará disponível na Filmin para todos os subscritores.

O MyFrenchFilmFestival é organizado pela UniFrance, a organização responsável pela promoção do cinema francês e das artes audiovisuais no estrangeiro, e conta com o inestimável apoio de: Governo Francês, CNC, Instituto Francês, Téléfilm Canada, Wallonie Bruxelles Images.

Fonte: Filmin.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar