TREASURES – Royal Gems & Jewellery International Colloquium é o colóquio independente organizado pelo Museu Tesouro Real, que se realiza nos dias 8 e 9 de novembro, e cujo tema são as pedras preciosas e joias reais.
Este evento de dois dias conta com um painel de representantes ao mais alto nível de entidades do setor, nomeadamente, Gaetano Cavalieri, presidente da Confederação Mundial de Joalharia e Laurent Dhennequin, diretor de gabinete do Comité Colbert, bem como responsáveis por prestigiados tesouros reais.
O primeiro dia do evento conta com palestras de oradores internacionais conceituados, como Caroline de Guitaut, curadora das obras de arte nas 15 residências oficiais e castelos do Rei Carlos III do Reino Unido, Jeffrey E. Post, curador Emérito responsável pelas pedras preciosas do Smithsonian Institution, Usha R. Balakrishnan, estudiosa Independente de História da Arte e especialista mundial nas joias dos Marajás, e Pedro Girão, presidente Emérito do Conselho Consultivo Internacional da Christie’s. Existirão também duas mesas redondas onde serão debatidos os “Desafios no Discurso sobre os Museus e os seus Tesouros” e a “Excelência nas Artes da Joalharia”, que contará, por exemplo, com diretores ou curadores de alguns tesouros da Baviera, da Dinamarca e de França. No fim do primeiro dia, os participantes experienciam um jantar de gala no Palácio Nacional da Ajuda.
Já no segundo dia, vão ser realizados workshops de “Tecnologia e Inovação nas Coleções de Joalharia” e “Conservação do Museu Tesouro Real”, masterclasses de “Pedras Preciosas na Coleção Real” e “As Ordens como Instrumento Dinástico e Diplomático”, «uma palestra acerca das “Joias do atelier Castellani da Rainha D. Maria Pia de Portugal” e visitas guiadas à Coleção do Tesouro Real e à Residência Real de Lisboa.
“Temos a honra de poder contar com Rui Galopim de Carvalho, como Program Chair, e José Alberto Ribeiro, diretor do Palácio Nacional da Ajuda, na organização do colóquio. Esta colaboração resultou num programa muito completo, com palestras, mesas redondas, workshops, masterclasses e visitas guiadas. Conta ainda com algumas das mais reputadas individualidades por detrás de tesouros reais no mundo, algo que vai permitir projetar internacionalmente o Museu Tesouro Real, um dos nossos grandes objetivos”, afirma Nuno Vale, Diretor Executivo do Museu Tesouro Real.
Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e com a Contrastaria Portuguesa como patrocinador principal este é um evento a não perder para todos os entusiastas de arte e dos tesouros reais. Os bilhetes, disponíveis para venda no website oficial, já esgotaram. No entanto, devido ao apoio do charitable sponsor Cluttons, estarão disponíveis mais 20 bilhetes de entrada completa, com 50% de desconto, para professores e estudantes universitários em Portugal, de 20 de setembro a 5 de outubro, semana em que se celebra o dia internacional do professor.
O Museu Tesouro Real
O projeto do Museu Tesouro Real nasce do esforço integrado da Câmara Municipal de Lisboa, da Associação Turismo de Lisboa (ATL) e do Património Cultural, que permitiu o desenvolvimento de um equipamento novo que veio concluir a obra do Palácio da Ajuda, ao fim de mais de 200 anos, e colocou a riqueza da coroa portuguesa, guardada em cofres desde 1910, em exposição permanente. Localizado na ala poente do Palácio Nacional da Ajuda, o Museu Tesouro Real alberga uma das mais raras e completas coleções de joias reais, compostas por insígnias e condecorações, moedas e peças de ourivesaria civil e religiosa, entre outras, expostas dentro de um dos maiores cofres fortes do mundo. Conta já com diversas nomeações e prémios internacionais, tais como, Nomeação a Museu Europeu do Ano nos EMYA 2024, Melhor Museu Internacional nos ACTA 2024 e Travellers Choice Awards 2024.
Fonte: lpmcom.pt