Nas estreias nacionais destaque para a exibição do documentário-ensaio, Cartas Telepáticas, de Edgar Pêra, que teve estreia mundial em Locarno, uma obra pioneira composta por imagens criadas exclusivamente a partir de Inteligência Artificial que estabelece elos entre Fernando Pessoa e H. P. Lovecraft. De salientar ainda a comédia bizarra, com produção executiva de Ari Aster, Sasquatch Sunset, de David e Nathan Zellner, inspirado no universo Bigfoot e ainda Cuckoo, do alemão Tilman Singer, um thriller arrepiante, ambientado nos Alpes alemães.
O ciclo A Bem da Nação: Os Filmes de Terror Proibidos pelo Estado Novo exibe cinco filmes de terror proibidos pela ditadura: Il Demonio, de Brunello Rondi (1963); The Plague of the Zombies, de John Gilling (1966); 10 Rillington Place, de Richard Fleischer (1971); Valerie and Her Week of Wonders, de Jaromil Jires (1970) e ainda uma sessão surpresa que terá lugar na Sala Rank do Cinema São Jorge, onde a censura via e classificava filmes.
As curtas portuguesas estão em grande destaque nas secções Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa e Méliès d’argent Melhor Curta Europeia. Na competição que dá o melhor prémio monetário do país destacam-se: Holofote, de Camilla Ciardi e The Night Hunter, de Paulo Leite. Na corrida ao prémio Méliès d’Or para curtas fantásticas europeias MOTELX, destacam-se Canto, de Guilherme Daniel, até agora o único vencedor de 2 prémios MOTELX e Antes do Nascer da Lua, do produtor e realizador Mário Patrocínio.
Na secção MOTELX Lab é apresentado o livro I Spit on Your Celluloid: The History of Women Directing Horror Movies, de Heidi Honeycutt, historiadora, atriz e programadora do Etherea Film Festival (festival americano dedicado ao cinema de género feito por mulheres). O livro celebra elementos arrepiantes, grotescos, belos, e fantásticos que definem os filmes de terror realizados no feminino. O painel é moderado pela associação MUTIM – Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento que inclui a autora e a realizadora galesa Prano Bailey-Bond, que exibe no âmbito do encontro o filme de terror psicológico, Censor.
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