MOTELX 2023 – 17.ª edição

308 views

O cinema de terror está de regresso ao Cinema São Jorge com a 17.ª edição do MOTELX – – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. O festival apresenta várias estreias exclusivas, convidados especiais, novidades e surpresas, oferecendo uma programação que destaca obras atuais, mas também filmes de culto que marcaram o cinema de terror.

A Seleção Oficial do evento é marcada pela estreia europeia do novo filme de Gabriel Abrantes, A Semente do Mal. A história segue um jovem que viaja até Portugal para conhecer as suas raízes e que vê a jornada assombrada por um segredo monstruoso. Destaque também para o multipremiado Estranho Caminho, realizado pelo brasileiro Guto Parente e para o novo documentário/thrillerMister Organ, do neozelandês David Farrier.

O convidado de honra é Brandon Cronenberg, filho do cineasta David Cronenberg, a quem é dedicada um retrospetiva. Considerado hoje um dos nomes sonantes do cinema de terror, tem vingado em nome próprio como realizador. Infinity Pool, o seu mais recente filme, é apresentado em exclusivo no MOTELX em versão director’s cut. São também exibidas as suas duas primeiras obras: Antiviral e Possessor. O cineasta lidera ainda uma masterclass.

Destacam-se também quatro realizadoras: Jennifer Reeder que exibe a segunda longa-metragem experimental e surrealista, Perpetrator; Jacqueline Castel que oferece uma visão feminina de um clássico do terror canadiano com My Animal; Daina Reid com Run Rabbit Run, uma obra escrita, realizada, produzida e fotografada por mulheres; e, por fim, Amanda Nell Eu que traz ao festival Tiger Stripes, vencedor do Critics’ Week Grand Prize na Semana da Crítica de Cannes 2023.

As sessões especiais são marcadas pela projeção da cópia restaurada 4K de O Exorcista (1973), de William Friedki, filme que venceu em 1974 o Óscar de Melhor Som e de Melhor Argumento e que celebra 50 anos. E ainda pela exibição da obra The Witch, de Robert Eggers que inclui uma apresentação feita pelo produtor do filme, Rodrigo Teixeira. Destaque ainda para estreia da 1.ª Sessão Surpresa do Festival, em parceria com a FilmTwist.

Os filmes de culto continuam também a ser celebrados, em parceria com a Cinemateca. Tarde Demais (Portugal, 2000), de José Nascimento, escrito em coautoria com João Canijo, Serpiente de Mar (Espanha, 1985), o último filme de Amando de Ossorio, filmado na costa portuguesa, e a obra centenária Os Olhos da Alma, de Roger Lion, são algumas das obras que compõem o programa desta secção que promove filmes clássicos e antigos.

Por fim, o MOTELX associa-se ao GUIÕES – Festival do Roteiro e da Língua Portuguesa. Desta colaboração nasce um novo prémio – Prémio MOTELX GUIÕES – para o melhor argumento de terror português. Há ainda uma programação paralela dedicada ao argumento e à formação para a produção de cinema de terror no país, através de pitchingsmasterclassesworkshops, debates e sessões de cinema.

Programação integral aqui

cinema
12 setembro a 18 setembro 2023
vários locais
Fotografia: “A Semente do Mal” de Gabriel Abrantes
Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar