MONSTRARE regressa a Loulé de 23 a 28 de janeiro e integra a programação do Algarve Film Week

163 views

MONSTRARE regressa a Loulé de 23 a 28 de janeiro e integra a programação do Algarve Film Week

Mostra de cinema inclui sessões de curtas e longas-metragens, masterclasses, workshops e uma programação do Festival Cine Atlântico

Realiza-se de 23 a 28 de janeiro de 2023 em Loulé, a 9.ª edição da Monstrare – mostra internacional de cinema social, que integra a programação do Algarve Film Week.  A mostra, uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé através do Loulé Film Office, é composta por sessões de curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, assim como workshops, masterclasses e momentos dirigidos à indústria.

 

A Monstrare arranca na segunda-feira, dia 23 de janeiro, com dois dias de curtas-metragens no auditório da Escola Secundária de Loulé, decorrendo no primeiro a apresentação do “Curte a Curta“, iniciativa da Escola Secundária de Loulé com o apoio da Câmara Municipal de Loulé integrada na Bienal de Cultura e Educação do Plano Nacional das Artes.

No segundo dia, 24 de janeiro, teremos à noite no Cineteatro Louletano a longa-metragem “Nunca nada aconteceu” de Gonçalo Galvão Teles, que estreou recentemente nos cinemas portugueses. No dia seguinte o realizador louletano Artur Ribeiro irá até à Escola Secundária de Loulé, que também foi a sua, para uma masterclass intitulada “de Loulé à Gronelândia”.

 

Na quinta-feira, dia 26 de janeiro terá lugar o “Dia Doc” com a exibição e estreia em Portugal continental do documentário “A Fajã onde o tempo não mora”, de Sara Leal, que retrata o património natural, material e imaterial da Fajã de Santo Cristo na Ilha de São Jorge, Açores.

 

O filme de Simão Cayatte, “Vadio”, vai ter a sua antestreia nacional no dia 27 de janeiro, no Cineteatro Louletano. Esta é a história de um adolescente no Alentejo que procura pelo pai subitamente desaparecido.

 

Para terminar a programação desta iniciativa, no sábado à tarde, no Cineteatro Louletano irá ser exibido o filme francês “Acusação” de Yvan Attal, que nos conta a história de uma acusação de estupro entre dois jovens e que conta com a interpretação da atriz Charlotte Gainsbourg.

 

Prémios Cinetendinha
Os Prémios Cinetendinha realizaram-se pela primeira vez em dezembro de 2020 em circunstâncias muito especiais, num contexto pandémico de restrições, tendo sido os únicos prémios de cinema que aconteceram de forma presencial em Portugal naquele ano. A segunda edição teve lugar em 2022 no Cineteatro Louletano e em 2023 repete-se. Os prémios promovidos pelo crítico de cinema Rui Pedro Tendinha premeiam os melhores filmes e interpretações, atraindo para Loulé as principais caras do cinema em Portugal.
Festival Convidado
O intercâmbio entre festivais é importante para a partilha de experiências e para a observação de outras práticas. Depois do Algarve Film Week ter sido convidado para o Cine Atlântico em Angra do Heroísmo, é a vez de Loulé convidar o festival açoriano para promover uma conversa sobre o tema “A oferta cultural nas regiões periféricas”, através do Presidente do Cineclube da Ilha Terceira e Diretor do Museu de Angra do Heroísmo, Jorge Augusto Paulus Bruno. A conversa terá lugar na Casa do Meio-dia a 27 de janeiro, pelas 18h.

 

Outras iniciativas Algarve Film Week
Ainda no âmbito da calendarização Algarve Film Week, terão lugar outras iniciativas ligadas ao cinema. Nos dias 23 e 24 decorrerão em Quarteira e Almancil os workshops Cinekids, destinados a alunos com o objetivo de mostrar o que é a produção de cinema e levando-os a produzir uma pequena curta-metragem.

 

A Monstrare é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, através do Loulé Film Office, e integra a programação do Algarve Film Week, uma iniciativa que reúne vários eventos cinematográficos e que conta com o apoio e parceria do Cineteatro Louletano, departamento de desporto da Câmara Municipal de Loulé, editora Sul, Sol e Sal e escolas do concelho, nomeadamente a Escola Secundária de Loulé.

 

23 janeiro
Cinekids

10:00-17:00 – Workshop de Cinema para alunos do ensino secundário
Local: Instalações da Pista de BMX de Quarteira

Monstrare

15:00 – Sessão de Curtas-metragens e apresentação do Festival escolar “Curte a Curta”

Local: Auditório da ESL
24 janeiro

Cinekids
10:00-17:00 – Workshop de cinema para alunos do 1º Ciclo

Local: Agrupamento de escolas de Almancil

Monstrare

15:00 – Sessão de Curtas-metragens
Local: Auditório da ESL

21:00 – “Nunca nada aconteceu” de Gonçalo Galvão Teles

Local: Cineteatro Louletano

 

25 janeiro

Monstrare
15:00 – Masterclass “de Loulé à Gronelândia” com Artur Ribeiro
Local: Auditório da ESL

Indústria

21:00 – “The Infernal Machine” de Andrew Hunt
Local: Cineteatro Louletano

 

26 janeiro

Indústria
18:00 – Apresentação da série “Lugar 54” de Bernardo Lopes

Local: Casa do Meio-dia

Monstrare

21:00 – Dia D(oc): “A Fajã onde o tempo não mora” de Sara Leal

Local: Cineteatro Louletano
27 janeiro

Festival Convidado: Cine Atlântico

18:00 – “A oferta cultural nas regiões periféricas” – Conversa com Jorge Bruno

Local: Casa do Meio-dia

Monstrare

21:00 – “Vadio” de Simão Cayatte

Local: Cineteatro Louletano

 

28 janeiro

Monstrare

15:00 – “A Acusação” de Yvan Attal
Local: Cineteatro Louletano

Prémios Cinetendinha

18:30 – Streaming e gravação para broadcast

Local: Cineteatro Louletano

 

Fotografia: A Acusação, de Yvan Attal

Fonte: paristexas.pt

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar