Mistifório Ciclo Território

58 views

Mistifório dá início ao ciclo de exposições Território – a nova parceria entre a Fidelidade Arte e a Culturgest, que ocupará o triénio 2022-2025.
Os gabinetes de curiosidades do século XVI contribuíram de modo significativo para impulsionar uma compreensão científica do mundo através da organização categórica dos objetos que albergavam.

Mistifório pretende fazer exatamente o oposto: apresentar uma miscelânea, facilitar um fórum misto de coisas díspares e estabelecer ligações quânticas entre elas, por via da sobreposição de tempos, espaços e representações de diferentes proveniências e culturas.

Poderá uma obra de Almada Negreiros conviver com um almanaque Batak inscrito sobre uma costeleta de bovino? Terá algum sentido projetar o filme Música Negativa de Ernesto M. de Melo e Castro por cima de estatuária aborígene? Será que a coexistência de coisas aparentemente desconexas altera a aura de ambas as partes, o todo, a soma, a ordem mundial? Ou, pelo contrário, contribui para uma outra cosmovisão, remexendo os relógios intestinais dos visitantes?

Com obras de Almada Negreiros, Anne Lefebvre, Ernesto Melo e Castro, Maria José Aguiar, Gonçalo Pena, Alexandre Estrela, Ana Hatherly, Mattia Denisse, António Areal, Pancho Guedes, Vespeira, Mané Pacheco, Malangatana, Salette Tavares, Fernando Calhau, entre outros, e uma seleção de esculturas tradicionais, artefactos, mapas e minerais africanos, asiáticos e americanos.

Segunda a sexta, das 11h às 19h

Ficha técnica:

Curadoria de Natxo Checa.

artes
21 novembro 2022 a 20 janeiro 2023
Fidelidade Arte
fFotografia:

Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar