Minas tinto 2023: A frescura do Baixo Corgo, com identidade Murças

282 views

A Quinta dos Murças apresenta o Minas tinto 2023 (PVP: 12,5€), um vinho proveniente de vinhas de agricultura biológica com orientação a sul, situadas junto a nascentes naturais — um detalhe que serviu de inspiração para o seu nome.
As parcelas que lhe dão origem estão localizadas entre os 110 e os 300 metros de altitude, em encostas orientadas a sul e com solos xistosos. Esta localização privilegiada permite uma maturação equilibrada, refletida na concentração e elegância do vinho. As vinhas, plantadas entre 1987 e 2011, incluem castas como Touriga Franca, Tinta Francisca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Tinta Roriz.

Com um estágio de nove meses em cubas de betão e barricas usadas de carvalho francês, o Minas tinto 2023 preserva a pureza da fruta e a frescura aromática. No copo, revela uma cor intensa com reflexos violeta, e um perfil aromático onde se destacam frutos vermelhos e pretos maduros, notas florais e balsâmicas, com destaque para a esteva.

Segundo Mafalda Magalhães, enóloga da Quinta dos Murças, “A proximidade das minas de água, os solos de xisto e a orientação a sul, marcam o perfil do Minas tinto, fruta, frescura e mineralidade.”
Situada na sub região do Baixo Corgo, em plena transição para o Cima Corgo, a Quinta dos Murças distingue-se pela expressão singular do Douro que ali se revela, marcada pela diversidade de terroirs e pela frescura dos seus vinhos. O Quinta dos Murças Minas 2023 já se encontra disponível no mercado.

 

Fonte: lemonzest.pt

 

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar