Artigo

Mercados de Natal em Portugal

Chega a reta final do ano e Portugal ganha outro brilho. Conhecido como o cantinho de inverno mais quente da Europa, não é para menos: podemos sempre contar com um agradável sol de inverno, clima ameno e fracos ventos, de dezembro a fevereiro. Não está fora das possibilidades passear na praia nesta quadra natalícia, nem passar a tarde numa bela esplanada.

Mas o país inteiro ganha vida com o entretenimento de Natal, a começar pelas luzes que trazem alegria e cor aos centros urbanos – e não só. Ouvem-se cantos natalícios, veem-se as delícias da época preencher as vitrines das pastelarias, desde o Bolo Rei às Filhoses, passando ainda pelas Rabanadas; é mágico viver o Natal em Portugal.

Óbidos Vila Natal, ©Câmara Municipal de Óbidos

E no centro dessa magia estão os mercados e as feiras de Natal, que animam as localidades de norte a sul do país. Entre doçaria, produtos locais, artesanato e lembranças natalinas é possível encontrar de tudo nestes eventos, que por hábito têm presente um Pai Natal, muitas vezes elfos e outra animação dedicada ao tema, proporcionando momentos inesquecíveis para toda a família.

Os mercados têm outro brilho, muito português; um povo acolhedor, com uma genuinidade própria que chega às bancas. Os doces são feitos com carinho, entregues com um sorriso; as lembranças ficam para a vida e são sustentáveis, não fosse o artesanato local ser feito à base de materiais únicos do nosso país, como a cortiça e as fibras recicláveis. E este ano, os grandes eventos da quadra estão mesmo de regresso a Portugal!


Aldeia Natal de Cabeça, ©Pedro Ribeiro

Em Lisboa, a Wonderland regressa ao coração da cidade, no Parque Eduardo VII, entre 28 de novembro e 4 de janeiro de 2026, e com ela a enorme roda gigante e a pista de gelo ecológica. Já na Baixa, está de volta até 22 de dezembro, o Rossio Christmas Market, que promete muita diversão para toda a família, além das tradicionais barraquinhas de artesanato e gastronomia da época. Aproveite e assista também a um dos diversos concertos natalícios que regressam à cidade com o programa Natal em Lisboa.

Também Cascais se transforma numa verdadeira “vila Natal”, de 22 de novembro a 4 de janeiro de 2026, contando com o Mercadinho, a Casa do Pai Natal, uma Pista de gelo, e claro, a habitual Roda Gigante na Baía de Cascais. Já em Setúbal Natal, que decorre de 29 de novembro a 6 de janeiro de 2026, tem como grande destaque o mercado na Avenida Luísa Todi, com produtos regionais, artesanato, gastronomia, a Casa do Pai Natal, uma praça de restauração e uma programação recheada de atividades para toda a família.


©Henrique Seruca/Visit Madeira

No Porto, ao longo de dezembro, uma programação repleta de atividades promete trazer toda a magia do Natal. Entre as atrações estão pistas de gelo, espetáculos de música, apresentações de luzes e diversos eventos de entretenimento, além das tradicionais feiras e mercados típicos da época. Em Viseu, de 29 de novembro a 6 de janeiro de 2026, a cidade volta a viver a magia do Natal através de um programa repleto de iniciativas, como o Mercado de Natal, oficinas, espetáculos e concertos para miúdos e graúdos.

Noutros pontos do país, encontra-se o mesmo ambiente natalício: em Bragança retorna a Terra Natal e de Sonhos, de 29 de novembro o até 6 de janeiro de 2026, que conta com uma vasta programação por toda a cidade e tem como grande atração uma pista de gelo natural, além de uma rampa com 40 metros, que certamente proporcionará muita diversão. Já em Santa Maria da Feira é Perlim – Uma Quinta de Sonhos, que regressa uma vez mais com diversas atrações que prometem muita magia. Em Águeda, os famosos e acolhedores guarda-chuvas e o Maior Pai Natal do Mundo esperam por si de 15 de novembro a 11 de janeiro de 2026.

Em Seia, a Aldeia Natal de Cabeça é uma festa única, por só usar materiais de decoração extraídos da natureza e ser gerida pelos moradores, que recebem os visitantes de 6 de dezembro a 1 de janeiro bem aquecidos por lã da Serra da Estrela. E claro, não podia faltar Óbidos Vila Natal, que de 28 de novembro a 4 de janeiro de 2026, transforma-se num lugar de sonho, onde todos – crianças e adultos – podem viver experiências mágicas, entre inúmeras brincadeiras e diversões.

Em Penamacor, de 6 a 25 de dezembro, a “Vila Madeiro” celebra o Natal com várias atrações, mas tem como ponto alto a chegada do madeiro e o acender da fogueira no adro da igreja Matriz, que junta não só as pessoas da terra bem como os turistas.

Já na ilha da Madeira, de 1 de dezembro a 7 de janeiro, o clima é de festa e a animação é diária, com destaque para a noite do Mercado, a  23 de dezembro, e claro, com o famoso fogo-de-artifício a 31 de dezembro na baía do Funchal.

Consulte a nossa agenda para mais sugestões, mas uma coisa é certa, seja qual for a região de Portugal que visitar: vai viver uma quadra natalícia cheia de cor e tradição.

 

Fonte: visitportugal

665 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar