Manuel Aires Mateus, João Jesus e Gabriel Tan As novas confirmações da coleção comemorativa do 150º aniversário da Topázio

61 views

A luxuosa coleção de jarras da Topázio, uma marca de art de la table que comemora este ano o seu 150º aniversário, integra os criativos Manuel Aires Mateus, João Jesus e Gabriel Tan. 

Manuel Aires Mateus, arquiteto e fundador do atelier Aires Mateus, é professor na Universidade Autónoma de Lisboa e colabora em diversas universidades como a Graduate School of Design, em Harvard, a Cornell University College of Architecture, Art and Planning e a Escola de Arquitetura de Oslo, entre outras. Para além da participação em várias exposições, como a Bienal de Arquitetura de Veneza ou na Chicago Architecture Biennale, o seu atelier recebeu múltiplos prémios, como o Prémio Pessoa, Bienal Iberoamericana de Arquitetura ou os Prémios Mies Van Der Rohe.

Para a elaboração da jarra, o arquiteto refere que pretende transmitir “uma ideia de intemporalidade que se relaciona com o legado da Topázio”. 

João Jesus é sócio e arquiteto principal da OODA, um estúdio que desafia o modelo arquitetónico tradicional. Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, integra também a lista Europe 40 under 40. 

“A Topázio é uma referência do sector no trabalho de peças de grandes dimensões e isso seria suficiente para transmitir o seu legado. Portanto procurei que os elementos incorporados fossem os mínimos e que a imagem inovadora e as técnicas manuais fossem as referência deste processo”, refere João Jesus relativamente à elaboração da jarra. 

Gabriel Tan é designer, fundador do Gabriel Tan Studio e diretor criativo da marca japonesa de móveis Ariake. É também cofundador da marca de design Origin Made, orientada para o artesanato. Também já projetou móveis e produtos para B&B Italia, Herman Miller, Audo Copenhagen e Abstracta, entre outros. 

O lançamento da coleção de luxo da Topázio em homenagem ao seu 150º aniversário, integra 15 criativos de renome, tanto nacionais como internacionais, nas áreas do design, arquitetura ou arte contemporânea. 

Fonte: hyp3.pt

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar