MAIS DE 16 MIL VISITANTES MARCARAM PRESENÇA NA FEIRA GRANDES ESCOLHAS “VINHOS & SABORES”

727 views

A feira “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores”, que decorreu no Pavilhão 1 da Feira Internacional de Lisboa (FIL), entre 14 e 16 de outubro registou, durante os três dias do certame, mais de 16 mil participantes, com a presença de cerca de 3000 profissionais e contou com o apoio do Turismo de Portugal decorrente da aposta no Enoturismo como o tema central do evento.

“A afluência geral do público superou as nossas expetativas, o que foi para nós uma grande satisfação e mais uma vez demonstrou a relevância que o setor vínico tem em Portugal. Cerca de 3000 profissionais marcaram presença na feira e o feedback do público foi muito positivo. A presença de convidados estrangeiros foi igualmente notória, com uma forte aposta da Grandes Escolhas na internacionalização, por forma a mostrar o que de melhor Portugal tem em termos de vinho”, afirma João Geirinhas, diretor de negócio da revista Grandes Escolhas.

A feira Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores contou com a presença de 18 convidados estrangeiros, entre eles jornalistas, sommeliers e importadores provenientes do Reino Unido, Bélgica, países baixos, Luxemburgo e países nórdicos, que tiveram oportunidade de contactar com produtores portugueses e ficar a conhecer algumas novidades apresentadas no evento.

O tema do Enoturismo esteve em destaque nesta edição com a realização, no dia 16 de outubro, do colóquio “Como potenciar a sua exploração para um Enoturismo de sucesso?”, organizado pela Grandes Escolhas em colaboração com o Turismo de Portugal, uma iniciativa que teve por objetivo incentivar os produtores de vinho a fazer crescer o seu negócio, apostando no Enoturismo e tirando partido das potencialidades da sua propriedade ou exploração.

Na abertura da feira foram ainda anunciados os resultados do Concurso Escolha da Imprensa. Este concurso que reúne no Júri representantes de vários órgãos de comunicação social teve este ano 500 vinhos a concurso em cinco categorias em prova – Espumantes, vinhos brancos, rosados, tintos e vinhos fortificados.

Foram atribuídos três “Grandes Prémios Escolha da Imprensa” em cada uma destas categorias e dezenas de prémios “Escolha da Imprensa”. Os grandes vencedores foram na categoria de Espumantes Marquês de Marialva Cuvée Primitivo Bairrada branco 2015, da Adega de Cantanhede, Montanha Grande Cuvée Bairrada Chardonnay & Arinto branco 2018, da Caves da Montanha e o Murganheira Vintage Távora-Varosa branco 2014, das Caves Murganheira.

Na categoria de vinhos brancos, O Grande Prémio distinguiu o Aveleda Solos de Granito Vinho Verde Alvarinho 2021, da Aveleda, Quinta do Cardo Beira Interior Grande Reserva 2021, da Quinta do Cardo e a Quinta do Paral Regional Alentejano Reserva 2020, da Herdade Tinto e Branco. Na categoria vinhos rosés os vencedores foram Dona Aninhas Regional Lisboa Reserva 2022, da Multiwines, Mateus Dry Selection Bairrada 2022 da Sogrape e Paço dos Infantes Alentejo Touriga Nacional 2022, da Herdade da Lisboa. Na categoria vinhos tintos obtiveram a distinção máxima Esporão Private Selection Alentejo Garrafeira 2019 do Esporão, Quinta da Bacalhôa Regional Península de Setúbal Cabernet Sauvignon 2018, da Bacalhôa e Vallado Vinha da Coroa Douro 2020, da Quinta do Vallado. Finalmente nos vinhos fortificados, o Grande Prémio foi para Alambre Moscatel de Setúbal 20 anos da José Maria da Fonseca, Barros Porto Colheita Tawny 1974 da Sogevinus e Justino’s Madeira Malvasia Colheita 1997 da Justino Madeira Wines. A lista completa de todos os vinhos premiados pode ser consultada em https://grandesescolhas.com/concurso-a-escolha-da-imprensa-2023/resultados/ .

“A grande qualidade do programa das Provas Especiais, o aumento do número de produtores, jornalistas, sommeliers e compradores estrangeiros presentes no evento, a oferta gastronómica proporcionada aos visitantes e a grande afluência do público e profissionais à nossa feira, foram todas elas componentes de relevo que contribuíram para mais uma edição de sucesso. Contamos, para o ano, voltar ainda com mais novidades e com a qualidade ímpar que tem caracterizado a feira Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores”, conclui João Geirinhas.

A próxima edição da Grande Escolhas | Vinhos & Sabores já tem data marcada para 12, 13 e 14 de outubro de 2024, no mesmo local (FIL).

Créditos: Ricardo Palma Veiga     

Fonte: chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar