Luz e Sombra – Representações da idade média no cinema

572 views

O ciclo apresentado é o resultado de uma parceria de programação entre a Cinemateca Portuguesa e o grupo de investigação interuniversitário Using the Past. The Middle Ages in the Spotlight. O ciclo assenta no facto do cinema ser um campo de criação artística incontornável para conhecer os usos e visões do passado medieval nos séculos XX e XXI.

É também uma retrospetiva menos convencional quanto à escolha dos filmes, uma vez que foi desenhada de acordo com três critérios que não o apenas o dos “grandes clássicos” do cinema sobre a Idade Média. O primeiro diz respeito à relevância simultaneamente estética e temática dos filmes escolhidos. O segundo, procurou uma abordagem que fugisse da visão eurocêntrica e permitisse analisar até que ponto o período histórico que, noutras regiões globais, corresponde à Idade Média europeia, tem sido alvo de análise e exploração pela criação cinematográfica. E por fim, o terceiro critério estabelecido, diz respeito ao próprio conteúdo dos filmes.

A retrospetiva Luz e Sombra ‑ Representações da Idade Média no Cinema inclui um total de vinte e três longa‑metragens (incluindo três longa‑metragens pensadas para o público infantil e juvenil a exibir na Cinemateca Júnior) e uma sessão de curta‑metragens portuguesas, a qual pretende oferecer uma pequena amostra da riqueza, em termos estéticos e temáticos, da criação cinematográfica nacional, ainda muito pouco explorada do ponto de vista dos estudos do chamado cine‑medievalismo.

Programação integral aqui

cinema
Até 30 dezembro 2022
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
Créditos:”Monty Python e o Cálice Sagrado” de Terry Gilliam, Terry Jones

Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar