Livro Mezzocane distinguido com dois prémios de design

315 views

O estúdio de design fundado por Catarina Vasconcelos e Margarida Rêgo soma assim três troféus com Mezzocane. No ano passado, o livro foi distinguido com uma Menção Especial, no Prémio Design de Livro 2024, atribuído pela DGLAB/Livro.

O facto de Cucchi ter uma longa experiência no campo do design gráfico (tendo desenhado mais de uma centena de livros) trouxe a esta publicação a necessidade de uma pergunta: depois de tantos livros de artista e publicações sobre o seu trabalho, com uma exposição que reúne obras das últimas duas décadas, que livro desenhar para Enzo Cucchi? A resposta veio do próprio artista e do curador Bruno Marchand: conceber uma publicação que não fosse um catálogo e onde houvesse total liberdade para jogar com as imagens poéticas, oníricas mas também transcendentais de Cucchi.

O nome Mezzocane foi criado por Enzo Cucchi: este mito que conta a história de um cão que foi dividido ao meio para que um exército pudesse passar pelo meio das duas partes. Como refere a dupla de designers, “esta imagem ficou connosco e foi transposta para as páginas de texto sob a forma de frechas que se abrem no tipo de letra, criando espaços em branco. A este elemento fundamental juntou-se o texto de Bruno Marchand, que deu o mote para o livro: uma narrativa dividida em três atos, cada um dos quais teve de ser tratado de uma forma gráfica e tipográfica diferente. Os desenhos de Cucchi foram colocados em negativo e o livro foi forrado a vermelho, trazendo aquela imagem do livro das horas ou de um missal que se pode trazer sempre no bolso. A quebrar as imagens em negativo estão planos de cor e papel brilhante que nos trazem a vida em que a obra de Cucchi está ancorada”.

Considerado um dos artistas internacionais mais determinantes dos últimos 50 anos e um dos mais importantes em Itália, Enzo Cucchi é uma das referências incontornáveis do movimento Transavanguardia. A relevância das suas propostas valeu-lhe uma exposição individual no Museu Guggenheim de Nova Iorque em 1986, quando tinha apenas 36 anos. O facto desta relevância se manter até hoje é um testemunho fiel da singularidade da sua obra e de como o seu território continua fértil.

Mezzocane – exposição apresentada na Culturgest, de 16 de março a 30 de junho de 2024 – reuniu uma vasta seleção de pinturas, esculturas e desenhos que Cucchi produziu nas últimas duas décadas. O livro está disponível para venda na livraria da Culturgest.

 

 

 

Foto: speak.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar