LISBOA VERDE O Botânico da Ajuda

841 views

Situado numa das zonas mais visitadas de Lisboa, o Jardim Botânico da Ajuda é refúgio de paz onde sabe bem passar alguns mo- mentos de tranquilidade. À distância da subida da Calçada da Ajuda desde a zona de Belém, junto ao Palácio da Ajuda, o passeio neste jardim pode ser antecedido, ou precedido, de uma visita o Museu dos Coches, ao Jardim Museu Agrícola Tropical, ao Mosteiro dos Jerónimos ou a uma exposição no Centro Cultural de Belém. Talvez por esta concorrência tão próxima, o Jardim Botânico da Ajuda é ainda pouco conhecido do público em geral, facto que não faz, de forma alguma, justiça à beleza e interesse deste local.

O Jardim Botânico da Ajuda foi construído na segunda metade do século XVIII (1768) como local de estudo e ensino para os lhos do rei D. José. O local foi escolhido dada a sua proximidade à Real Barraca, onde vivia a família real, sobre a qual se construiu o actual palácio da Ajuda. O responsável pelo seu desenho e primeiro director foi Domingos Vandelli, que também foi responsável pelo famoso jardim botânico de Pádua. O jardim chegou a albergar, na época de Vandelli, cerca de 5000 espécies, organizadas segundo o sistema sexual de Lineu.

Ler na íntegra aqui

Texto e fotografias por João Albuquerque Carreiras

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar