Lisboa Capital Verde Europeia 2020

154 views

A Comissão Europeia atribuiu a Lisboa o European Green Capital Award, galardão que a capital portuguesa ostentará ao longo de 2020.

É a primeira vez que uma capital do sul da Europa é distinguida no âmbito desta iniciativa. Anteriormente, a distinção coube sobretudo a cidades do norte da Europa, como Copenhaga, Estocolmo e, em 2019, Oslo. No entender do júri de seleção, Lisboa foi agora escolhida devido ao significativo progresso rumo à sustentabilidade ambiental atingido nos últimos anos e às ambiciosas metas definidas para o futuro em cinco áreas chave: Energia, Água, Mobilidade, Resíduos e Infraestrutura Verde e Biodiversidade.

Desenvolvimento urbano inteligente, crescimento verde e eco-inovação, mobilidade alternativa, uso sustentável da terra, adaptação às mudanças climáticas e tratamento dos resíduos urbanos foram as áreas consideradas como os pontos fortes da candidatura lisboeta, entre os doze indicadores analisados.

Mas são os ambiciosos compromissos assumidos pela cidade que fazem a diferença, e para os quais o Município vai mobilizar recursos e vontades, num processo participado que pretende envolver entidades públicas e privadas e todos os cidadãos.

Fonte: Lisboa Green Capital 2020

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar