LISBOA ACOLHE O VIII CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE CULTURA

295 views

A capital portuguesa prepara-se para receber pela primeira vez o VIII Congresso Ibero-americano de Cultura, dinamizado pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) em conjunto com o Ministério da Cultura de Portugal, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Secretaria-Geral Ibero- americana, que terá lugar no Centro Cultural de Belém de 15 a 17 de novembro deste ano sob o lema “Cultura, Cidadania e Cooperação”.
Após uma edição totalmente virtual que se desenvolveu a partir da Cidade do México em 2020 durante a pandemia, esta edição será conduzida em formato híbrido, com transmissão em direto para garantir o maior número de participantes de toda a Ibero- américa. Toda a informação sobre o Congresso assim como o programa podem ser encontrados na página do evento: https://congresoiberoamericanodecultura.org/

O Congresso segue-se à celebração da MONDIACULT2022 – Conferência Mundial de Políticas Culturais da UNESCO – que nos deixou uma proposta de reflexão, mas sobretudo de impulso à cultura, que insiste na sua importância e articulação com outros setores dos Estados e também às políticas culturais como centro de atenção e pertinência para o desenvolvimento integral e sustentado das políticas públicas nacionais.

Durante o congresso, haverá espaço para reflexão e análise sobre o papel da cultura na consolidação de uma cidadania cultural ibero-americana ou sobre a urgência de promover territórios sustentáveis e inovadores. Serão também divulgadas as propostas enviadas pelos cidadãos em “De Viva-Voz”, uma iniciativa que busca enriquecer as mesas de trabalho do congresso com propostas inovadoras a partir da voz dos ibero-americanos. Antes da cerimónia de abertura, os Ministros da Cultura da Ibero-América realizarão uma reunião de alto nível organizada pelo Ministério da Cultura de Portugal, na qual discutirão o tema “Cultura e Igualdade: uma agenda em construção”, e na qual serão apresentadas as conclusões do Diálogo de Política Regional sobre Indústrias Culturais e Criativas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a ser realizado antes do congresso.

Os Congressos Ibero-americanos de Cultura realizam-se desde 2008 e aprofundam o espírito da Carta Cultural Ibero-americana. Esta carta, aprovada na XVI Cimeira Ibero- americana de Chefes de Estado e de Governo de 2006, celebrada em Montevidéu, materializa-se como instrumento político que guia as linhas estratégicas da cooperação cultural na região com o objetivo de valorizar a importância da cultura para o desenvolvimento sustentável, o direito e a coesão social, assim como a cultura de paz para a cidadania plena.

Nas suas sete edições anteriores, o Congresso Ibero-americano de Cultura tratou de temas relevantes para a região e contou com a participação de especialistas e personalidades destacadas no âmbito cultural ibero-americano.

 

Mais informação sobre o congresso aqui.

 

Fonte: hbrgroup.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar