Limão e champanhe: as estrelas da noite no restaurante Vistas juntam o chef Rui Silvestre e a House of Krug para um jantar de sabores originais

939 views

O restaurante Vistas Rui Silvestre (1* Michelin), inserido no complexo hoteleiro Monte Rei Resort Golf & Country Club, prepara-se para mais uma noite notável, que junta o savoir-faire irrepreensível do chef Rui Silvestre à excelência dos champanhes Krug, a prometer uma experiência gastronómica inigualável. O limão, com características únicas que proporcionam combinações inesperadas, é o ingrediente escolhido para ser a estrela da noite, com um menu focado neste citrino selecionado pela House of Krug.

O desafio faz parte da iniciativa Krug x Lemon, lançado pela House of Krug, da qual o chef Rui Silvestre é embaixador, que todos os anos seleciona um ingrediente a homenagear, convidando chefs de vários países a criarem um menu original preparado em torno desta escolha. Rui Silvestre é o único português a participar neste grande evento de cariz mundial, que junta mais de 100 chefs, abrangendo 25 países.

 

“Pela primeira vez, a marca escolheu um fruto, o limão, que, apesar de parecer um produto simples, aporta um sabor vibrante aos pratos, com a acidez a proporcionar um equilíbrio harmonioso com a textura e o frutado dos champanhes da marca, nomeadamente com o Krug Grande Cuvée 171ª Edição. Além disso, o limão é um dos frutos mais icónicos da região algarvia, o que me traz ainda uma maior satisfação trabalhá-lo para esta ocasião especial e fazer parte deste evento”, explica o chef Rui Silvestre.

Esta iniciativa da House of Krug teve início há oito anos e desde então já foram homenageados produtos como a batata, a cebola, a pimenta ou o ovo, sempre com o objetivo de incentivar os chefs embaixadores, um pouco por todo o mundo, a se inspirarem e criarem receitas que são um tributo ao ingrediente escolhido, e que deverão harmonizar com cada edição do Krug Grande Cuvée e Krug Rosé.

Este ano, o desafio Krug x Lemon foi colocado a mais de 100 talentosos e reconhecidos chefs mundiais, a representar 25 países, com a criação de receitas originais, compiladas no livro “The zest is yet to come”. Sabores, texturas e culturas são postos à prova com as criações à base deste simples ingrediente, que devem respeitar cinco critérios: finger food com limão espremido; receitas limitadas a cinco ingredientes e a 30 minutos para preparação, confeção, empratamento e serviço; zero desperdício; lemon therapy, com uma receita de conforto; e receitas com a “prima exótica”, a lima.

Além do limão, o menu criado pelo chef Rui Silvestre para este jantar inclui outros produtos da região algarvia, como a amêijoa ou o lingueirão, ao que se juntam ainda as influências familiares do chef, das cozinhas moçambicana e indiana, mantendo a coerência de privilegiar o peixe, à semelhança do menu de degustação servido no Vistas Rui Silvestre.

Menu Vistas Krug x Lemon

Amêijoa – Salsa – Limão

Lingueirão – Bulhão Pato

Sapateira – Tomate Rosa – Alho

Brioche – Azeite – Limão – Algas

Krug Grande Cuvée 171eme

Atum Rabilho – Ostra – Ponzu – Imperial Gold

Carabineiro – Caril – Limão

Krug Rosé 27eme

Salmonete – Lula – Limão Confitado

Krug Rosé 21eme

Citrinos

Limão – Pepino – Coco

Krug Grande Cuvée 161eme

A grande noite está marcada para o dia 30 de setembro, no restaurante Vistas Rui Silvestre, a ter início às 19h30. A participação no evento terá o valor de 325€ por pessoa, com a harmonização vínica incluída.

As reservas devem ser feitas por e-mail – vistasruisilvestre@monterei.com – ou por telefone, através do contacto 281 950 950.

Sobre o chef Rui Silvestre

Rui Silvestre nasceu em Valongo, no norte de Portugal, mas vive no Algarve desde os 10 anos de idade. Com apenas 11 anos, Rui já se misturava na cozinha da família e ajudava na confeção das refeições. Aos 16 anos integrou uma cozinha profissional pela primeira vez, decidindo-se pela continuação dos estudos num curso de Cozinha.

Após um ano a trabalhar em Portugal, a sua ambição e curiosidade levaram-no a partir em busca de inspiração para novos pratos e de novas técnicas culinárias, para descobrir outras culturas e sabores. Rui trabalhou durante sete anos em restaurantes franceses, suíços e húngaros, onde apurou e absorveu o conceito de fine dining, com especial destaque para a sua passagem pelo restaurante Le Castellet de Christophe Bacquié, com três estrelas Michelin, em França.

Em 2015, Rui alcançou a sua primeira estrela Michelin, tornando-se o mais jovem chef português de sempre (com 29 anos de idade) a conquistar este reconhecimento. Feito que repetiu em 2019, trazendo a primeira Estrela Michelin para o Restaurante Vistas e para o Sotavento Algarvio.

Utilizando as técnicas francesas, que domina, mas fundindo sabores improváveis, Rui combina os melhores produtos da terra e do mar de uma maneira inovadora, evocando todos os sentidos e preservando o sabor autêntico e excecional dos ingredientes locais. A intenção é que cada prato expresse a riqueza dos ingredientes, em torno do qual foi construído.

Sobre o Monte Rei Golf & Country Club

Monte Rei Golf & Country Club abriu ao público no Verão de 2007 e é um dos empreendimentos mais ímpares do setor – com um campo de golfe de campeonato Jack Nicklaus Signature, considerado um dos melhores do mundo, que se estende ao longo de mais de 400 hectares de idílicas paisagens campestres do Sotavento Algarvio. Localizado numa zona rural praticamente intacta, entre as montanhas da Serra do Caldeirão e o Oceano Atlântico, o ordenamento paisagístico deste empreendimento foi cuidadosamente desenhado de forma a garantir a preservação e a valorização da paisagem algarvia.

Com uma das densidades imobiliárias mais reduzidas da Europa, o Monte Rei Golf & Country Club oferece aos visitantes um grande leque de opções de alojamento e providencia todos os serviços esperados de um hotel de luxo, incluindo segurança durante 24 horas para garantir uma total tranquilidade.

As luxuosas moradias localizadas no aldeamento O Miradouro são o alojamento ideal para famílias, pequenos grupos de executivos ou amigos que queiram desfrutar de um resort de renome internacional numa zona algarvia tranquila e natural. Uma combinação de moradias com dois ou três quartos e moradias de quatro quartos e piscina privativa, inspiradas pela arquitetura tradicional portuguesa, oferecem aos visitantes todo o conforto de uma casa particular.

A poucos metros de distância do Clubhouse e com vista privilegiada sobre o buraco 18 do Campo de Golfe Norte e oceano Atlântico, encontramos os Clubhouse Residences. Estes recentes apartamentos oferecem todos os confortos de um estilo de vida moderno onde todos os detalhes foram considerados para o seu bem-estar, incluindo piscina aquecida privada, ginásio e sauna. Com apartamentos de um, dois e três quartos disponíveis, completamente equipados e mobilados, e terraços espaçosos para aproveitar ao máximo o clima ameno do Algarve, esta é opção ideal para umas férias merecidas.

A opção de In Residence Dining, em que o cliente pode usufruir de uma refeição em sua “casa”, é parte integrante dos serviços deste resort. É também disponibilizado um serviço de portaria que pode efetuar reservas nos diferentes restaurantes, campos de golfe ou outros serviços disponíveis no Monte Rei Golf & Country Club.

 

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar