K2 – A Rainha das Montanhas

352 views

A LeYa/ Lua de Papel anuncia o lançamento de K2 – A Rainha das Montanhas, a história da expedição épica do primeiro português a chegar ao cume da montanha mais mortífera do planeta. Da autoria de João Garcia e Aurélio Faria, o livro será apresentado por Mário Crespo no dia 23 de outubro, às 19h00, na Fnac Colombo, em Lisboa.

 

O alpinista João Garcia, o primeiro português a atingir o cume do K2 (8.611 m), e o jornalista Aurélio Faria, que reportou essa aventura, reuniram-se para resgatar memórias e daí resultou K2 – A Rainha das Montanhas, o testemunho dessa expedição épica, que os marcou a ambos, e onde João Garcia voltou a justificar a alcunha que os amigos nepaleses lhe deram em 1999: Tshinring dai – “aquele que vive muito tempo” em sherpa.

“Desde que ando pelos Himalaias, sempre ouvi que quem escala o Evereste ganha fama mundial, mas só é um alpinista verdadeiro quem alcança o cume do K2.” Revela João Garcia. “Para quem se limita a tentar contar boas histórias, não tenho dúvidas de que a subida ao K2 foi também o maior desafio da minha vida profissional.” Afirma Aurélio Faria.

Assassina. Selvagem. Imponente. São estes os adjetivos que qualificam a segunda montanha mais alta do planeta e o pico que os paquistaneses conhecem por Chogori, a Montanha das Montanhas. No Verão de 2007, João Garcia começou a escalada. Levava na memória a tragédia ocorrida apenas um ano antes, no Tibete, quando perdeu um dos companheiros de expedição. Agora estava de volta, com um receio acrescido: as condições estavam longe de serem as ideais, e a montanha que o esperava, situada na fronteira entre o Paquistão e a China, era considerada a mais mortífera do planeta. As estatísticas não eram meigas: só 30 por cento dos alpinistas tinham sucesso.

No dia 20 de julho atacou a última etapa, sem oxigénio artificial, como sempre tinha feito. Lá em baixo, no acampamento-base, a 5.000 metros de altitude, o jornalista Aurélio Faria acompanhava por telescópio a aventura. Andava há dois meses a reportá-la, mas o espaço que tinha para a cobertura era limitado, e muito material ficou de fora.

Quase 20 anos depois, o jornalista e o alpinista reuniram-se para resgatar memórias. Compararam escritos, blocos de notas, diários da expedição, gravações de vídeo e recuperaram tudo o que tinha ficado no esquecimento. E assim nasceu o livro K2 – A Rainha das Montanhas.

João Garcia é alpinista. Nascido em Lisboa em 1967, iniciou-se na escalada em rocha, na Serra da Estrela, aos 16 anos, dedicando-se depois aos Alpes e ao triatlo de competição. Em 1993, estreou-se na sua primeira montanha acima dos 8.000 m, e em 1999 tornou‑se o primeiro e único português a escalar o Monte Evereste sem recurso a oxigénio artificial ou carregadores de altitude. Escalou todos os picos do planeta acima de 8.000 m. Assinou os bestsellers A Mais Alta SolidãoMais Além – Para Além do Evereste 14 – Uma Vida nos Tetos do Mundo. Desde 2010, é Comendador da Ordem Honorífica Portuguesa do Mérito, título atribuído pelo Estado da República Portuguesa.

Aurélio Faria, natural da Madeira, é jornalista há 37 anos. Conheceu João Garcia em Kathmandu, em 1994, e desde então tem acompanhado profissionalmente a carreira do alpinista. Ao serviço da SIC, foi o autor das reportagens televisivas sobre as primeiras expedições portuguesas aos Himalaias. Destacado como repórter multimédia na alta montanha, cobriu o projeto “À Conquista dos Picos do Mundo”. Este é o seu primeiro livro.

K2 – A Rainha das Montanhas, de João Garcia com Aurélio Faria, chega às livrarias no dia 21 de outubro numa edição da LeYa/ Lua de Papel com 192 páginas e um PVP de €16,50. O livro já está disponível em pré-venda online.

 

 

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar