JOSÉ PEDRO CROFT JUNTA-SE À HISTÓRIA DA BORDALLO PINHEIRO COM A CRIAÇÃO DA PEÇA DÍPTICO

139 views

Coleção WWB – WorldWide Bordallianos enriquecida com criatividade de peça exclusiva

A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro lança a sua mais recente obra de arte – Díptico.

Com assinatura de José Pedro Croft, a peça Díptico integrada na colecção WWB – WorldWide Bordallianos, é uma criação inspirada em dois trabalhos em produção na fábrica Bordallo Pinheiro: uma folha de couve e um prato de flores de macieira. A partir de fragmentos, produzidos expressamente para o efeito, foi criado um díptico que conjuga dois universos aparentemente opostos.

Está tão presente a exuberância e a alegria, características muito próprias da obra do Bordallo, como também a linguagem de geometria elementar, que integra a memória e a noção de passagem, com diferentes tempos.

Dois elementos num jogo de artifícios que necessitaram de um complexo trabalho de moldes, engobes e vidrados. Um díptico onde os elementos se complementam e expandem, na descontinuidade de formas, texturas, brilhos e cores.

Esta é uma Edição Especial numerada e limitada a 135 exemplares e tem um PVP de 1.500,00€.

 

Sobre José Pedro Croft

José Pedro Croft nasceu no Porto em 1957. Vive e trabalha em Lisboa. Estudou pintura na ESBAL e escultura com João Cutileiro. A sua obra transita sem hierarquias entre escultura, desenho e gravura. Entre as múltiplas coleções onde se encontra representado contam-se: Museo de Arte Contemporáneo Helga de Alvear, Espanha; Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação EDP; Museu de Serralves; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Espanha; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil; Pinacoteca de São Paulo, Brasil; European Central Bank, Alemanha; Centre Pompidou, França. As suas exposições individuais mais recentes incluem: Campo/Contracampo, Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, 2020; Campo/Contracampo, Fundación Cerezales Antonino y Cinia, León, 2019; Medida Incerta, Representação Oficial de Portugal na 57ª Bienal de Veneza, 2017; Fora de Sítio, Paço Imperial, Rio de Janeiro, 2015; Corpos duplos – Duplas imagens, Capela do Morumbi, São Paulo, 2015.

Sobre WWB – World Wide Bordallianos

WWB – WorldWide Bordallianos faz parte de um segmento de arte contemporânea da Bordallo Pinheiro e é o seguimento das coleções 7 Bordallianos de Portugal e 20BB – Bordallianos do Brasil. Neste projeto, nomes nacionais e internacionais ligados às áreas criativas das belas artes, design e moda têm a oportunidade de reinterpretar Bordallo à luz da sua própria arte e do seu próprio processo criativo. Este projeto é limitado a um máximo de dois lançamentos por ano. Deste projeto fazem parte nomes como Paula Rego, Vhils, Julião Sarmento, Studio Campana, Melanie Smith, Luiz Zerbini entre outros.

Sobre a Bordallo Pinheiro

A Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha foi fundada em 1884, cruzando as artes tradicionais da cerâmica, a modernidade de diversos estilos que se anunciavam como o futuro, e a originalidade e irreverência do seu criador, Raphael Bordallo Pinheiro. Assim nascia a produção de peças indissociáveis, até hoje, do nosso imaginário, plenas de criatividade e humor, marcadas pela consciência social e pela transgressão das ideias feitas.

A aquisição da empresa por parte do Grupo Visabeira em 2009 resgatou esta herança de enorme valor, assegurando a continuidade de uma empresa de destacada notoriedade artística que se confunde com o património cultural nacional. Utilizando ainda grande parte das técnicas centenárias na reprodução dos modelos, a fábrica prossegue hoje a recuperação do riquíssimo e vastíssimo legado bordalliano e, animada pelo mesmo espírito pioneiro que lhe deu origem, cria produtos contemporâneos, reforçando a sua ligação a artistas de renome da arte contemporânea e alicerçando o seu prestígio nos diversos mercados em que marca presença. Nomes como Claudia Schiffer, VHILS, Estúdio Campana, Nini Andrade, Joana Vasconcelos, Paula Rego, Maria Lynch e Vik Muniz entre outros, dão continuidade ao espírito e trabalho de Raphael Bordallo Pinheiro, seja através de reinterpretações das suas obras, seja com obras próprias mas, marcadamente, inspiradas pelo legado que Raphael deixou.

Reconhecidas internacionalmente, as coleções da marca têm sido galardoadas com os mais altos prémios de design que premeiam o talento nesta área. Já fazem parte da história da Bordallo Pinheiro prémios como os German Design Awards, Iconic Awards e European Product Design Awards.

Atualmente, os principais mercados internacionais são a França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Japão. A marca está disponível, online, no mundo todo, conquistando cada vez mais admiradores.

 

Fonte: Grupo Visabeira

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar