José de Guimarães – Volta ao Mundo: Obra Gráfica

40 views
Até 31 março 2020
vários horários
Biblioteca Nacional de Portugal

No ano em que comemora 80 anos, e assinala 60 de carreira, José de Guimarães apresenta a sua obra gráfica na Biblioteca Nacional de Portugal. A mostra tem curadoria de Raquel Henriques da Silva e arquitetura e desenho de interiores de Pedro Campos Costa, e parte do acervo doado à BNP pelo artista.

Este acervo – formado pela obra gráfica – tem sido doado progressivamente por Guimarães desde o início dos anos 1970 até agora e, no total, integra 346 obras produzidas ao longo de 50 anos. Com o título Volta ao Mundo: Obra Gráfica de José de Guimarães, a exposição divide-se por várias salas temáticas, mas que fogem à cronologia e geografia, que exploram as diversas influências do artista nascido em Guimarães em 1939. Vão estar expostas cerca de 168 obras, desde gravuras da série 1º de Maio (que resultaram de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian) aos trabalhos alusivos ao 25 de Abril, sem esquecer as séries de inspiração Africana, Mexicana ou do Extremo Oriente. Será ainda lançado um catálogo raisonné, edição bilingue, com a chancela da Imprensa Nacional Casa da Moeda.

O trabalho do autor está representado nas mais relevantes coleções institucionais em Portugal e um pouco por todo o mundo, com especial incidência no Japão e Alemanha, e propõe cruzamentos com a arte de civilizações não ocidentais – nomeadamente Africana, Chinesa e Meso-Americana – numa busca incessante de relações não-verbais, a que não é estranho o labor de colecionador a que se vem dedicando há várias décadas. A mostra integra ainda a comemoração dos 50 anos da Biblioteca Nacional de Portugal, instituição liderada por Inês Cordeiro.

Segunda a sexta, das 9h30 às 19h30, sábado, das 9h30 às 17h30

Ficha técnica:

Curadoria de Raquel Henriques da Silva

Fonte : AgendaLX

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar