John Cassavetes – O Verdadeiro Rebelde

319 views

Cinema Nimas exibe um ciclo de cinco filmes assinados pelo cineasta John Cassavetes, um dos nomes mais sonantes do cinema independente americano.

De origem grega, Cassavetes cresceu em Nova Iorque onde, em 1947, ingressou na Academia de Artes Dramáticas. A partir de 1950 começa a fazer teatro, seguem-se vários trabalhos como ator no cinema e televisão. A realização surge posteriormente e é como cineasta que se distingue.

O seu primeiro filme, Sombras (1959) – exibido neste ciclo – foi feito com baixo orçamento, contando com a participação de amigos e de atores amadores. Cassavetes começava assim a traçar o caminho do cinema independente americano, ao qual acabou por se render, pondo definitivamente de parte a indústria de Hollywood, com a qual não se identificava.

Rostos, obra que adapta de uma peça teatral sua, é outro dos títulos do ciclo. O filme conta com a interpretação de Gena Rowlands, atriz com quem o cineasta casou e que o acompanhou desde então, na intimidade e na tela.

O programa inclui ainda: Uma Mulher Sob Influência (1974), A Morte de um Apostador Chinês (1976) e Noite de Estreia (1977), três dos seus mais aclamados filmes.

Pioneiro, original e independente, John Cassavetes destacou-se pela forma como, enquanto cineasta, via o trabalho dos atores, considerando a improvisação e a autonomia fatores essenciais da profissão.

[texto de Ana Figueiredo/ Agenda Cultural de Lisboa, julho/agosto 2022]
cinema
21 julho a 3 agosto 2022
Cinema Nimas

Programa integral aqui

Ver sessões especiais no Nimas:
MARIDOS de John Cassavetes;
MINNIE AND MOSKOWITZ – TEMPO DE AMAR de John Cassavetes;
GLORIA de John Cassavetes;
LOVE STREAMS – AMANTES de John Cassavetes

Fonte AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar