“ITER” CONTINUA A TRILHAR NOVOS CAMINHOS, DESTA VEZ NA REGIÃO DOS VINHOS VERDES

1376 views

Duplo PR acaba de apresentar duas novas referências: o ITER Alvarinho & Chardonnay Branco 2022 e o ITER Touriga Nacional & Pinot Noir Rosé 2022. Produzidas na Região dos Vinhos Verdes, vêm reforçar o portefólio da empresa que, a par do trabalho que desenvolve na área da consultoria enológica com diversos produtores em vários regiões, sobretudo no Douro, é produtora dos seus próprios vinhos de autor que tem vindo a apresentar ao mercado.

 

O “ITER” é um projeto pessoal da enóloga Filipa Pizarro, diretora técnica e sócia da Duplo PR, desde 2012. “Iter” significa “jornada”, em latim, e simboliza uma caminhada/trajetória de um processo continuado, simbolizando aqui o percurso profissional de Filipa Pizarro. Estes dois novos vinhos são o resultado deste mesmo processo focado na busca de mais conhecimento neste grande universo que é o dos vinhos. Traduzindo a identidade própria da sua autoria, os vinhos “ITER” combinam complexidade e elegância. As novas referências mostram também um novo caminho trilhado pela “ITER”, desta vez na Região dos Vinhos Verdes. A equipa da Duplo PR já tinha trabalhado de perto com produtores da região, mas, pela primeira vez na história da empresa, teve um contacto com as uvas desta região com vista a vinificação própria, com a vindima de 2022, resultando nestes dois vinhos. A Duplo PR ambiciona ainda uns primeiros ensaios para a produção de vinhos espumante, permitindo este percurso um maior conhecimento para alcançar este objetivo. Com o trabalho desenvolvido nesta região, a Duplo PR deu mais um passo neste caminho (“iter”), que pretende ir fazendo pelo país fora.

 

Entre as novidades apresentadas pela Duplo PR em 2023 – empresa que comemorou o seu 20º aniversário em 2021 – encontramos o ITER Alvarinho & Chardonnay Branco 2022 (10 euros), produzido com uvas das castas Alvarinho (80%) e Chardonnay (20%), oriundas de uma vinha com aproximadamente 15 anos de idade, situada na sub-região do Cávado, na Região dos Vinhos Verdes. As uvas utilizadas para a produção deste branco foram devidamente selecionadas, e sujeitas a prensagem direta de cacho inteiro com baixo rendimento. De seguida, o processo de fermentação alcoólica decorreu a baixa temperatura, ao longo de 15 dias, e o estágio, em inox, prolongou-se por seis meses. O ITER Alvarinho & Chardonnay branco 2022, com uma produção total de 2.590 garrafas, apresenta um tom amarelo cítrico e aromas primários florais e notas de fruta fresca. Na boca, uma estrutura elegante, com boa acidez e mineralidade vibrante. Tem um bom volume de boca, excecionalmente fresco e de final persistente, sendo um vinho perfeito para desfrutar nesta altura do ano.

 

De edição ainda mais limitada, o ITER Touriga Nacional & Pinot Noir Rosé 2022 (14,50 euros), proveniente da mesma sub-região, é outra das novidades no portefólio da empresa nortenha, que conta atualmente com uma equipa composta por três profissionais: Filipa PizarroAntónio Rosas e Raquel Veiga. As uvas utilizadas para a produção deste rosé são também elas provenientes de uma vinha com cerca de 15 anos, e foram sujeitas a uma prensagem direta de cacho inteiro com baixo rendimento, após uma seleção criteriosa. O processo de vinificação passou por uma fermentação alcoólica a baixa temperatura, ao longo de 15 dias, seguida de um estágio sobre borras finas em barricas de carvalho francês de 500 litros, durante nove meses. Composto por Touriga Nacional (80%) e Pinot Noir (20%), a produção deste rosé não ultrapassou as 1600 garrafas, o que lhe dá um carácter ainda mais especial. Apresenta uma cor rosa salmão clássica, e notas frescas de framboesas, bem combinadas com ligeira tosta fumada. Assim como o mais recente branco da gama “ITER” lançado pela Duplo PR, também este rosé apresenta uma estrutura elegante na boca, com uma boa acidez e mineralidade vibrante em plena harmonia com uma cremosidade envolvente, originada pelo estágio em madeira sobre as borras finas.

 

“É com muito orgulho que apresentamos estes novos ITER branco e rosé,  que simbolizam a continuação desta aventura que tem sido a marca ITER. Começámos agora a trilhar um novo caminho, pela Região dos Vinhos Verdes, que nos deu estas duas referências elegantes e complexas. Como enóloga, e sobretudo como apaixonada por esta região, sinto como minha missão criar vinhos que respeitem o carácter das vinhas e a natureza destas castas, procurando sempre uma harmonia entre elas. O ITER Alvarinho & Chardonnay e o ITER Touriga Nacional & Pinot Noir são compostos por castas nobres da região, aliadas a outras estrangeiras que se revelem completamente adaptadas à região, revelando assim uma aposta na inovação respeitando sempre a identidade da origem. E são vinhos que são resultado de uma identidade própria, que quero partilhar, porque nesta mistura de sabores e aromas há sempre uma história para contar, uma paixão para viver e um sonho para realizar!”, afirma Filipa Pizarro. “Estas novas apostas, perfeitas para degustar na entrada na nova estação, vêm consolidar e enriquecer o portefólio da Duplo PR, e, mais especificamente, da marca ITER, um projeto pessoal meu, que dá agora um novo passo neste trajeto que pretende ir fazendo um pouco por todos os cantos de Portugal.”, acrescenta a responsável.  

 

Estes dois novos vinhos – que se encontram à venda de norte a sul de Portugal Continental e em alguns mercados internacionais -, juntam-se assim ao ITER DOC Douro Branco 2022, ao ITER DOC Douro Tinto 2019 e ainda ao comemorativo ITER 10 Years Celebration DOC Douro Tinto 2017, lançado para assinalar os dez anos de história da marca ITER. O portefólio da Duplo PR inclui ainda a marca 2PR, também com edições muito limitadas, como é o caso do 2PR Colheita Branco 2022, do 2PR Tinto 2021, do 2PR Reserva Tinto 2021 e do 2PR Grande Reserva Tinto 2019. Todas as referências da Duplo PR refletem o trabalho de consultoria desenvolvido ao longo das últimas duas décadas e também a paixão da equipa pelo mundo do vinho.

 

Sobre a Duplo PR – https://www.duplopr.com/

A Duplo PR dedica-se ao acompanhamento técnico dos clientes, que vai desde a definição das datas de vindima até ao engarrafamento do vinho. A empresa, que nasceu pela identificação de uma carência de apoio profissional na consultoria em enologia, fornece diversos serviços, como a conceção e renovação de adegas, a internacionalização dos produtos ou a criação de marcas e seus valores. A sua maior motivação é ajudar a concretizar o sonho de pequenos produtores, de fazerem o seu vinho próprio, pelo que as atividades da empresa se destinam a apoiar pequenas empresas e negócios familiares de vinhos de Quinta sem equipas fixas de enologia. A par da consultoria, a Duplo PR também produz os seus próprios vinhos de autor. Sem vinha própria, a empresa utiliza uvas de diferentes origens para produzir os seus vinhosEste passo foi dado em 2005, com o intuito de diversificar o portfolio da empresa, e aplicar o trabalho que já desenvolvia com os seus clientes.

 

Contactos:

Email: geral@duplopr.com

Telemóvel: +351 964 608 671

 

Morada:
Rua Cândido Oliveira, nº 95 2ºesq. C
4715-012 Braga

Online:
https://www.duplopr.com/

https://www.instagram.com/2prwines/

https://www.facebook.com/duplopr

https://www.linkedin.com/company/duplo-pr-servicos-de-enologia/

 

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar