“IN LOCO”

404 views

É lançado no dia 21 de julho o projeto IN LOCO, que consiste numa aplicação para telemóvel a partir da qual o público pode aceder a 52 objetos artísticos vituais site specific, criados por 23 artistas portugueses, para 29 concelhos dos 18 distritos de Portugal continental.

 

Cada objeto é criado na relação específica com um lugar, sendo sempre a sua forma de apresentação virtual e cada artista trabalha em dois locais diferentes apresentando uma obra para cada um desses lugares. Para aceder a cada objeto artístico virtual, através da plataforma online, os espectadores têm de se deslocar ao local no qual nasceu cada obra, resultando numa experiência que é ao mesmo tempo física e virtual.

 

O lançamento do projeto e apresentação pública das primeiras nove obras realiza-se no dia 21 de julho em Castelo Branco e Idanha-a-Nova. A partir desta data, e até ao final do ano, serão lançadas na plataforma online as restantes obras, numa periodicidade de 1 ou 2 obras por semana, sendo que no dia 10 de outubro, em Lisboa, vão ser lançadas as 5 obras em coprodução com o TBA e, no dia 31 do mesmo mês, vai realizar-se uma conversa com os artistas envolvidos nas criações para esta cidade.

 

Ana Gil, Andreia C. Faria, Apolo de Carvalho, Catarina Mourão, Diogo Martins, Isabel Costa, João Leitão, Márcia Lança, Maria Leonardo Cabrita, Marta Sales, Miguel-Manso, Nuno Leão, Óscar Silva, Os Espacialistas, Patrícia Magalhães, Pedro Barreiro, Pedro Tropa, Ricardo B. Marques, Ricardo Jacinto, Rui Dias, Rui Dias Monteiro, Sónia Baptista e Susana Mendes Silva integram o grupo de artistas deste projeto. Para eles, foi escolhida uma palavra para que todos pudessem partir de um mesmo conceito ou tema, criando assim uma linha condutora ou de união entre as várias propostas artísticas que possam surgir. A palavra foi “pedra”.

Com produção da Terceira Pessoa (Castelo Branco) e coprodução do TBA (Lisboa) e municípios de Idanha-a-Nova e Arcos de Valdevez, IN LOCO tem direção artística de Ana Gil, Nuno Leão e Óscar Silva e é uma iniciativa da Terceira Pessoa, estrutura sediada em Castelo Branco, que desenvolve projetos artísticos, com especial enfoque nas artes performativas e dos cruzamentos disciplinares.

 

Fonte:ritaparistexas

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar