Entre março e setembro, o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta propõe Histórias para bebés, uma nova atividade especialmente concebida para bebés e crianças até aos 3 anos, pela artista-mediadora Ana Sofia Nunes.
Continuando a ampliar a sua oferta de programação, o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta lança este ano um programa de encontros especialmente pensado para os seus visitantes mais novos, convidando-os a darem os primeiros passos na sua relação com os livros e com a natureza em seis sessões de Histórias para bebés onde risos e choros serão um tónico, onde a espontaneidade de cada bebé será um motivo de aprendizagem e conversa.
O primeiro encontro está marcado para 16 de março, domingo, às 10h30, nos jardins do Palácio Pimenta e, entre A Grande Caça aos Pássaros e O Jardim de Babaï, Ana Sofia Nunes vai convidar os pequenos aspirantes a leitores a explorar os animais presentes nos livros e no ambiente que os rodeia. Esta estratégia está alinhada com a preocupação com a sustentabilidade ecológica que o Museu de Lisboa tem vindo a promover em diversas atividades orientadas pelo seu Serviço Educativo, como as oficinas O meu primeiro herbário, Aqui há minhocas! e Um hotel de insetos.
Todas as sessões partem de livros escolhidos a pensar na primeira infância com o objetivo de promover a relação com o livro-objeto, a exploração livre e a convivência entre os participantes, criando-se assim laços de empatia.
Com este programa específico para bebés, o Museu de Lisboa estreita a relação com as futuras gerações de cidadãos e visitantes e com as suas famílias, dando-lhes a conhecer os diferentes espaços do núcleo-sede, o Palácio Pimenta, um refúgio do ritmo citadino que conta com dois jardins, uma exposição permanente e dois espaços dedicados a exposições temporárias, o Pavilhão Preto e a Sala dos Fundos.
Para esta nova aposta de programação, o Museu de Lisboa conta com a experiência de Ana Sofia Nunes, que desde 2018 se dedica a este tipo de atividades. Foi no âmbito do seu projeto cultura.educa que concebeu Histórias para Bebés, projeto de mediação literária, cultural e artística, que adapta especificamente a cada espaço em que o desenvolve, tendo já sido apresentado em bibliotecas, livrarias e centros culturais.
“Os bebés não leem palavras, mas leem imagens e sentem os diferentes ritmos e entoações”, afirma Ana Sofia Nunes. Cada sessão promove uma relação afetiva e multissensorial com o livro, procurando fomentar a ligação familiar com este objeto, para que acompanhe a criança ao longo do seu crescimento. Indo para além da palavra, Ana Sofia Nunes explora a dimensão visual e musical (ou rítmica) da narrativa que cada livro encerra.
“Apesar de ser um programa desenhado para os bebés, também se pretende que seja um tempo de bem-estar para os adultos que os acompanham. Nestas sessões, pessoas que começaram há pouco tempo a sua jornada como pais e mães acabam por trocar impressões sobre os desafios desta nova, e por vezes assoberbante, experiência. Além disso, gostava que este projeto fosse, de alguma forma, um incentivo à leitura diária com os bebés, como uma parte rotina familiar.”
As sessões vão realizar-se sempre aos domingos, às 10H30, nos dias 16 de março, 6 de abril, 25 de maio, 22 de junho, 20 de julho e 21 de setembro
Fonte: museudelisboa.pt