HERDADE DA AMADA APRESENTA NOVOS VINHOS, QUE REFLETEM A ESSÊNCIA DE UM ALENTEJO RENOVADO

192 views

Herdade da Amada, localizada em Elvas, no Alentejo, apresenta quatro novidades ao mercado: Herdade da Amada Branco 2023, Herdade da Amada Touriga Nacional 2022, Herdade da Amada Syrah 2022 e Herdade da Amada Alicante Bouchet 2022. Estes novos vinhos – que se juntam ao Herdade da Amada Branco 2022, lançado no ano passado, e ao Herdade da Amada Tinto 2022, apresentado em abril deste ano – refletem a essência deste projeto vínico com especificidades únicas, apresentando um dos maiores terroirs da Península Ibérica, com vinhas plantadas pelo método tradicional de enxertia.

 

“Estamos muito satisfeitos com estes novos lançamentos da Herdade da Amada, que espelham um outro Alentejo, um novo Alentejo. Temos noção do perfil de vinhos que queremos para o nosso portefólio, e estamos bastante orgulhosos destas quatro novas referências que se vêm juntar ao nosso primeiro tinto, lançado em abril, e ao branco de 2022, lançado em 2023.”, afirma Luís Marvanejo, administrador da Herdade da Amada. Helena Marvanejo de Carvalho, também administradora do projeto, acrescenta: “O projeto da Herdade da Amada é diferenciador, por diversas razões, nomeadamente pela aposta na inovação e sustentabilidade, e a nossa visão focada na vinha e no campo. Os vinhos que produzimos espalham modernidade e leveza, mostrando um novo Alentejo”.

 

Depois de lançar o Herdade da Amada Branco 2022, no ano passado, o produtor alentejano lança agora o Herdade da Amada Branco 2023. Composto pelas castas Roupeiro (36%), Verdelho (24%), Arinto (22%) e Fernão Pires (18%), apresenta um perfil aromático jovial e convidativo, com destaque para a fruta de polpa branca, amarela e leve tropicalidade. A boca acompanha o nariz e é fresco e vibrante no ataque, apresentando uma acidez fina e precisa, o que lhe confere uma vivacidade atrativa. O final é tenso e empolgante. Com frescura e versatilidade, este branco, que estagiou durante seis meses em inox, acompanha na perfeição com peixe na grelha, marisco de concha, comida asiática, risotos vegetarianos, carnes brancas e comida italiana, por exemplo.

 

A par desta nova referência, o produtor alentejano acaba de lançar ainda três monocastas. O Herdade da Amada Touriga Nacional 2022, um tinto com um tom violeta-ruby profundo, com um nariz de grande elegância e um carácter varietal limpo, fresco e balsâmico, com destaque para a framboesa fresca, casca de laranja e violetas. No final de boca, nota-se as notas florais e mentoladas, com uma ligeira tosta de fundo bem integrada. Dois terços do lote de Herdade da Amada Touriga Nacional 2022 estagiaram em inox sobre borra fina e um terço em barrica nova de carvalho francês, durante um ano, e, após o engarrafamento, descansou nove meses em garrafa até entrada no mercado. Elegante, harmonioso e com um forte lado floral e balsâmico, este tinto, à mesa, acompanha bem com pratos com ervas aromáticas e especiarias, como borrego assado aromatizado com alecrim ou coelho na brasa com temperos exóticos, por exemplo. A par destes pratos, o Herdade da Amada Touriga Nacional 2022 acompanha também na perfeição com sobremesas confecionadas com chocolate negro ou com queijos de cura prolongada.

 

Produzido com a casta Syrah, Herdade da Amada Syrah 2022 teve um estágio semelhante ao vinho apresentado anteriormente e apresenta um tom púrpura-ruby profundo e um aroma intenso. Com notas florais de pimenta rosa, em boa harmonia com bagas silvestres, como o mirtilo, mostra-se apimentado e com personalidade. O Herdade da Amada Syrah 2022, com a sua garra, frescura e intensidade, acompanha idealmente com carnes vermelhas e caça de tacho, queijos de pasta mole e doçaria confecionada com queijo e fritos vermelhos. Por último, o Herdade da Amada Alicante Bouchet 2022, com uma cor ruby, retinto, profundo, apresenta um perfil aromático puro, e é concentrado, rústico e balsâmico, com bergamota e cassis na linha da frente, madeira bem integrada, e leves nuances de tinta da china. Na boca, revela potência, frescura e concentração, e apresenta taninos de sedaa dar grande profundidade de prova. Este é um vinho ímpar, que viverá longos anos, e teve uma vinificação idêntica aos outros monocastas agora lançados pelo produtor de Elvas. O Herdade da Amada Alicante Bouchet 2022 combina na perfeição com pratos de carne, assados, estufados ou de tacho, e com charcutaria de fumeiro, assim como com doçaria conventual, pela sua envolvência, volume e persistência.

 

Já o Herdade da Amada Tinto 2022, lançado no passado mês de abril, foi produzido com as castas Castelão (35%), Grand Noir (30%), Aragonez (20%) e Syrah (15%), na origem teve uma colheita criteriosa e minuciosa dos melhores cachos. De cor ruby de média profundidade, com laivos violeta, no nariz é um vinho convidativo, em que se destacam a fruta vermelha e as bagas silvestres. No palato é ambicioso, com intensidade no ataque e pleno de fruta. Com uma estrutura vincada e acidez que lhe conferem uma frescura cativante, que remete para um final tenso, e com ótima persistência e equilíbrio, o novo tinto da Herdade da Amada acompanha na perfeição pratos mais aconchegantes, de tacho, com caldo, e também caça na brasa. Pode ainda surpreender com pratos de polvo e bacalhau, onde o tomate esteja presente como elemento base.

 

Situada junto à cidade de Elvas, a Herdade da Amada, com 14 hectares, foi adquirida pela família Marvanejo no ano de 2018, sendo este resultado de um antigo sonho familiar, que ganha agora vida, e que começa a trilhar o seu caminho no mercado vínico nacional. A enologia está a cargo de Susana Esteban (enóloga consultora) e Bruno Pinto da Silva (enólogo residente) e a viticultura é da responsabilidade de José Luís Marmelo. Assente no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), programa pioneiro em Portugal e na Europa, a vinicultura praticada na Herdade da Amada tem como objetivo elementar a produção de uvas e vinhos de qualidade, de forma economicamente viável.

 

Estes novos vinhos da Herdade da Amada já se encontram disponíveis nas garrafeiras especializadas e na restauração. O Herdade da Amada Branco 2023 e Herdade da Amada Tinto 2022 têm um PVP recomendado de 10,95 euros, e os monovarietais – Herdade da Amada Touriga Nacional 2022, Herdade da Amada Syrah 2022 e Herdade da Amada Alicante Bouchet 2022 – um valor de 18,95 euros.

 

  

Sobre a Herdade da Amada

A Herdade da Amada, situada em Elvas, foi adquirida em 2018, pela família Marvanejo, e é liderada atualmente por Luís Marvanejo e Helena Marvanejo de Carvalho. Com 14 hectares de vinha (10 castas plantadas), a Herdade da Amada tem características únicas; caracteriza-se por ter um dos maiores terroirs da Península Ibérica com vinhas plantadas pelo método tradicional de enxertia.

A viticultura da Herdade da Amada segue o princípio da intervenção mínima, uma viticultura que respeita a natureza das castas e do seu terroir. Tem como base a prevenção aliada a uma forte monitorização e acompanhamento, assim como, a enologia (que também segue o princípio da intervenção mínima), uma enologia subtrativa, de forte base científica, que trabalha ao máximo com a química da uva e com o fator tempo e que recorre a produtos enológicos só quando e estritamente necessário. A viticultura é também baseada no modo de produção integrada, em prol do futuro da produção biológica (um sistema agrícola de produção, baseado em boas práticas agrícolas, com gestão racional dos recursos naturais privilegiando a utilização dos mecanismos de regulação natural em substituição de fatores de produção, contribuindo assim para uma agricultura sustentável). Assente no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA}, programa pioneiro em Portugal e na Europa, a vinicultura praticada na Herdade da Amada tem como objetivo elementar a produção de uvas e vinhos de qualidade, de forma economicamente viável.

Na Herdade da Amada, a vindima é o momento mais importante do ano. Após um rigoroso controlo e acompanhamento da maturação, as melhores uvas são colhidas manualmente, para caixas de 15 Kg, e refrigeradas até chegar a adega. Já na adega, é feita uma segunda seleção manual para que apenas os melhores frutos cheguem às cubas de fermentação.

 

 

 

 

Informações gerais

Herdade da Amada

Morada: Av. Dia de Portugal, 63, 7350-229 Elvas

Telf.: 268 622 229
E-mail: geral@herdadedaamada.pt

 

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar