Hanami, a primeira longa-metragem da realizadora Denise Fernandes, terá a sua estreia nacional na próxima edição do festival Indielisboa.
O filme teve a sua estreia mundial no Festival de Locarno na secção Cineasti del Presente onde venceu o Prémios de Melhor Realizador Emergente, Prémio Boccalino de Melhor Argumento e obteve uma Menção Especial do Júri “Primeira Longa-Metragem”. Hanami continua a circular por todo o mundo e já ganhou mais de 10 prémios em festivais.
Hanami conta a história de uma menina chamada Nana que vive numa remota ilha vulcânica, de onde todos querem sair, mas a pequena Nana aprende a ficar. A mãe, Nia, que sofre de uma doença misteriosa, partiu logo após o seu nascimento. Quando Nana começa a ter febres altas, é enviada aos pés de um vulcão para ser curada. Lá, encontra um mundo suspenso entre sonhos e realidade. Anos mais tarde, quando Nana é adolescente, Nia regressa.
Em Portugal, Hanami chega às salas de cinema a 15 de maio.
Primeira Pessoa do Plural, o mais recente filme de Sandro Aguilar terá também a sua estreia em Portugal na competição nacional do festival depois de ter estreado mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Roterdão.
O filme conta a história de Mateus Lagoa (Albano Jerónimo) e a sua esposa Irene (Isabel Abreu) que preparam-se para celebrar o vigésimo aniversário de casamento num luxuoso resort numa ilha tropical, deixando o filho adolescente perigosamente à deriva. Antes da partida para o paraíso, durante uma noite que têm inesperadamente de passar separados, os efeitos secundários das vacinas fazem-se sentir – febres, desmaios, arrepios, alucinações diversas. Uma melancólica disposição instala-se, e o seu mundo parece de alguma forma fraturado, capaz de insuspeitas e perigosas promessas.
A data de estreia em Portugal ainda não está determinada.
Sobre Denise Fernandes
Denise Fernandes (1990) nasceu em Lisboa de pais cabo-verdianos e cresceu na Suíça. A sua última curta-metragem, Nha Mila (2020), foi apresentada no Festival de Locarno na secção Pardi di Domani. Nha Mila foi finalista dos European Film Awards 2020 e exibida em mais de 40 festivais internacionais de cinema. Foi nomeada na categoria Melhor Curta-metragem nos Prémios Sophia 2021 e convidada pelo MoMA e pelo Lincoln Center de Nova Iorque para o festival New Directors/New Films. Hanami, filmado em Cabo Verde, é a sua primeira longa-metragem.
Sobre Sandro Aguilar
Realizador, Produtor e Montador. Em 1997 concluiu o curso de Cinema na área de Montagem da Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 1998 fundou a produtora O Som e a Fúria, cujo currículo inclui obras de Manoel de Oliveira, Miguel Gomes, João Nicolau, Eugene Green, Salomé Lamas entre muitos outros. Realizou 3 longa-metragens e 17 curtas-metragens. Os seus filmes ganharam prémios em festivais como La Biennale di Venezia, Locarno Film Festival, Gijón, Oberhausen, Vila do Conde, Indielisboa, Montreal (entre outros) e foram exibidos nos principais festivais de cinema mundiais, IFF Locarno, Forum Berlinale. Foi por duas vezes nomeado para melhor curta-metragem nos European Film Awards.
Fonte: osomeafuria.com