Hanami de Denise Fernandes com sessões especiais em Cabo Verde

126 views

Hanami, a primeira longa-metragem da realizadora Denise Fernandes, terá sessões especiais nos dias 12 e 13 de abril em Cabo Verde, país coprodutor do filme juntamente com Portugal e Suíça.

Com a coprodução do Batalha Centro de Cinema e com o apoio da Embaixada de Portugal em Cabo Verde e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o filme terá sessões especiais em Cabo Verde, para que os actores não profissionais que participaram no filme e a comunidade local possam assistir ao mesmo, uma vez que há uma ausência de cinema comercial no país.

O filme Hanami foi filmado integralmente na Ilha do Fogo, São Filipe e Chã das Caldeiras. A quase integralidade das personagens ficcionais do filme, foram interpretadas por pessoas locais que durante o processo de preparação do filme foram ensaiadas pela nossa equipa para poderem ser atores. Fazer este filme tratou-se de uma experiência única do ponto de vista humano e que mobilizou e entusiasmou as populações dos locais. – refere o produtor português, Luís Urbano

Nos dias 12 e 13 de abril, haverão sessões de projeção na Ilha do Fogo, em São Filipe, na Casa das Bandeiras, às 10h00, 15h00 e 18h00, e na Praia, no Centro Cultural Português, às 19h00, respectivamente. O evento culminará ainda com uma projeção em Mindelo, no âmbito das comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde, cuja data será anunciada em breve.

A principal motivação desta nossa iniciativa é partilhar o filme com as pessoas que connosco fizeram o filme e com as comunidades locais que nos ajudaram a realizá-lo. O filme é nosso, mas também é deles. Trata-se, pois, de uma devolução do filme ao local e às pessoas que connosco o fizeram. Por outro lado, sendo a realizadora Denise Fernandes também cabo-verdiana, assumimos desde o início deste projeto o compromisso moral de levar o filme a Cabo-Verde, comenta ainda Luís Urbano. 

Hanami conta a história de uma menina chamada Nana que vive numa remota ilha vulcânica, de onde todos querem sair, mas a pequena Nana aprende a ficar. A mãe, Nia, que sofre de uma doença misteriosa, partiu logo após o seu nascimento. Quando Nana começa a ter febres altas, é enviada aos pés de um vulcão para ser curada. Lá, encontra um mundo suspenso entre sonhos e realidade. Anos mais tarde, quando Nana é adolescente, Nia.

O filme teve a sua estreia mundial no Festival de Locarno na secção Cineasti del Presente onde venceu o Prémios de Melhor Realizador Emergente,  Prémio Boccalino de Melhor Argumento e obteve uma  Menção Especial do Júri “Primeira Longa-Metragem”. Hanami  continua a circular por todo o mundo e já ganhou mais de 10 prémios em festivais.

           

Em Portugal, Hanami chega às salas de cinema a 15 de maio pela distribuidora Desforra Apache. 

Sobre Denise Fernandes

Denise Fernandes (1990) nasceu em Lisboa de pais cabo-verdianos e cresceu na Suíça. A sua última curta-metragem, Nha Mila (2020), foi apresentada no Festival de Locarno na secção Pardi di Domani. Nha Mila foi finalista dos European Film Awards 2020 e exibida em mais de 40 festivais internacionais de cinema. Foi nomeada na categoria Melhor Curta-metragem nos Prémios Sophia 2021 e convidada pelo MoMA e pelo Lincoln Center de Nova Iorque para o festival New Directors/New Films.

Hanami, filmado em Cabo Verde, é a sua primeira longa-metragem.    

Produção: Alina Film, O Som e a Fúria 

As sessões especiais em Cabo Verde têm coprodução do Batalha Centro de Cinema e o apoio da Embaixada de Portugal em Cabo Verde e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua    

Apoios à divulgação: RTP – Rádio e Televisão de Portugal

O filme é uma coprodução entre Cabo-Verde, Portugal e Suíça.

 

Fonte: osomeafuria.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar