GARRAFA DE 27 LITROS DO DOURO “VOOU” EM LONDRES

244 views

A Quinta da Vacaria, situada no Peso da Régua, mesmo no coração da Região Demarcada do Douro, vendeu, em 2023, uma garrafa de vinho exclusiva ao restaurante “1890”, do chef britânico Gordon Ramsay. Em causa estão 27 litros de Grande Reserva Tinto 2019, numa só garrafa, que foram vendidos a 45 euros o copo, em apenas 72 dias, num dos restaurantes mais procurados de Londres (tem apenas 24 lugares disponíveis e serviço disponível só ao jantar). A qualidade deste néctar foi assegurada com recurso a um sistema de preservação de vinhos, único no mundo, especialmente desenvolvido pela Coravin.

Esta foi a primeira garrafa de vinho de 27 litros que chegou ao Gordon Ramsay. “Queria fazer algo que nunca ninguém havia feito. Tive esta ideia e encontrou-se a vinha certa, na Quinta da Vacaria, uma das mais antigas quintas do Douro”, avança Emanuel Pesqueira, luso-descendente, sommelier responsável pelos vinhos de toda a cadeia de restaurantes Gordon Ramsay.

O vinho que viria a ser selecionado, o Grande Reserva Tinto 2019, teria de combinar com o prato principal do menu servido no restaurante 1890. “Queríamos que fosse uma das experiências mais incríveis que os nossos clientes alguma vez tiveram e, tendo em conta o feedback recebido, acho que conseguimos. O vinho era verdadeiramente excecional e fez furor, de tal modo que em dois meses esgotou”, conclui Emanuel Pesqueira, recentemente eleito o 4º melhor sommelier do mundo.

Grande Reserva 2019 Quinta da Vacaria De cor rubi escuro, concentrada e densa, este vinho apresenta algumas notas violetas. O primeiro nariz, segundo a equipa de enologia da Quinta da Vacaria, “é intenso, de frutos pretos maduros, amoras e cereja preta, com um toque de framboesa”. Com a abertura da garrafa, começam a sentir-se notas de madeira e o vinho fica mais complexo, destacando-se, de forma harmoniosa, a envolvência das especiarias, a baunilha, o chocolate preto e algumas notas florais.

Na boca, o Grande Reserva 2019 manifesta a sua estrutura e acidez equilibradas. É um vinho intenso e refrescante, com taninos maduros e finos. O final é longo e persistente, com frescura e elegância. Foram feitos cerca de 2 mil litros deste Grande Reserva 2019.

Sobre a Quinta da Vacaria

A Quinta da Vacaria situa-se no Baixo Corgo, na confluência do rio Corgo com o rio Douro, próximo do Peso da Régua e é, sem dúvida, uma das mais antigas propriedades da região do Douro. A sua história tem sido contada a partir de 1616, ano em que é incorporada no património da Companhia de Jesus, contudo, a sua origem será bem anterior, sendo certa a data de aquisição em 1613, por Gaspar de Sousa, que, à época, era o Governador-geral do Brasil. A partir de 1616, a Quinta da Vacaria foi incorporada no património do Colégio de S. Lourenço. Com uma situação geográfica privilegiada, altitude entre as cotas de 50 a 300 metros, a propriedade espraia-se ao longo de 42 hectares, entre a margem esquerda do Corgo e a direita do Douro, no ponto onde estes se encontram.

A produção dos vinhos da Quinta da Vacaria começou há mais de 400 anos. No entanto, só muito recentemente os vinhos começaram a ser engarrafados na origem, com marca própria e selo de produtor. Nos últimos anos, os vinhos da Quinta da Vacaria passaram por uma emocionante transformação. Uma tradição enraizada com mais de quatro séculos de produção ganhou uma nova vida e identidade. Hoje, os vinhos são engarrafados na sua origem, combinando técnicas tradicionais com uma abordagem moderna, para produzir vinhos que capturam a essência do Douro.  A missão desde então tem passado pela recuperação e reconversão de vinhas. Além dos vinhos, com especial destaque para os DOC e Porto, com projetos noutras regiões do país, do qual é exemplo o Vicious Alvarinho, a Quinta da Vacaria aposta na produção de azeite de alta qualidade. No que respeita ao enoturismo, destacam-se, também, as experiências diferenciadoras.

 

Fonte:s3ms.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar