Foi há 220 Anos A Descoberta do Teatro Romano

1166 views

Assinalando-se os 220 anos da descoberta do teatro romano mais antigo que se conhece em território nacional relembramos o cenário da descoberta destes vestígios que marcaram – ontem e hoje – a história da cidade de Lisboa.

Em abril de 1798, quando se procedia à reconstrução da cidade após o grande terramoto de 1755, surgiu o inesperado! Por entre os
escombros que se removiam com o intuito de abrir uma nova rua – que se designaria por Rua de São Mamede – surgiram as ruínas de um antigo teatro romano. A descoberta fez furor e muitas pessoas se deslocaram ao sítio. Também entre os intelectuais da época houve acesas discussões sobre aquelas ruínas…

A autoria do achamento do teatro – até há poucos anos atribuída ao arquiteto italiano Francisco Xavier Fabri – terá de ser imputada ao arquiteto régio Manoel Caetano de Sousa. Esta correção histórica deve-se à descoberta de documentos, existentes na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (Colecção Portugal), que ilustram este episódio do achado das ruínas e publicados em 2013 por Carlos Fabião.

No ano em que se comemoram os 220 anos da descoberta do teatro romano de Lisboa importa sublinhar que este monumento cénico constitui, até ao momento, o único teatro de época romana musealizado em Portugal, possuindo um museu que o estuda, divulga e valoriza. Outros teatros existirão em território nacional, ainda que, até ao momento, o teatro de Braga – embora bastante mais tardio – seja o único com comprovação arqueológica.
As comemorações que o Museu de Lisboa – Teatro Romano leva a cabo, de abril a dezembro do corrente ano, pretendem relembrar a existência deste monumento do nosso passado, mas, simultaneamente, sublinhar a importância do verdadeiro descobridor do teatro: o arquiteto / engenheiro Manoel Caetano de Sousa.

Por: Lídia Fernandes

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar