Foco Cristèle Alves Meira na Festa do Cinema Francês

347 views

Cristèle Alves Meira marca presença na Festa do Cinema Francês para exibição integral da sua obra

Também Maria de Medeiros estará presente para a exibição de Capitães de Abril, a propósito dos 50 anos da Revolução dos Cravos

A 24ª edição da Festa do Cinema Francês, que se realiza de 5 a 31 de outubro, exibe uma retrospetiva do trabalho de Cristèle Alves Meira, que estará presente na Festa para apresentar os seus filmes e conversar com o público. Ao todo vão ser exibidas 5 obras da realizadora luso-francesa, nomeadamente as suas primeiras curtas-metragens, bem como a sua longa-metragem de ficção “Alma viva”, que estreou na Semana da Crítica do Festival de Cannes de 2022 e que foi apresentada e premiada em festivais nacionais e internacionais.

No dia 8 de outubro, às 17h, na sala 3 do Cinema São Jorge, em Lisboa, vão ser exibidas as primeiras curtas-metragens da realizadora: Sol Branco (2014), Campo de Víboras (2016), Invisível Herói (2019) e Tchau Tchau (2021). Posteriormente, às 20h, na Sala Manoel de Oliveira a realizadora vai apresentar Alma Viva (2022), e após a exibição vai estar à conversa com o jornalista Tiago Manaia.

Em Alma Viva, Alves Meira relembra os verões da sua infância em Portugal e aborda a questão do luto na perspectiva de uma criança, ao mesmo tempo em que retrata uma vila em Trás-os-Montes com suas tradições, lendas e sua relação suspensa com o tempo. Através de metáforas e mistérios, o filme aproxima-se da estética do realismo mágico, que Cristèle Alves Meira enriquece com uma perspectiva única.

Antecipando as celebrações do 50º aniversário do 25 de Abril, a Festa do Cinema Francês apresenta, no dia 11 de outubro, o filme Capitães de Abril, realizado por Maria de Medeiros. O filme, que se inspira no golpe de estado revolucionário que ocorreu em Portugal no dia 25 de Abril de 1974 e que presta homenagem aos jovens soldados que resgataram a sua pátria à obscuridade da ditadura, com destaque para o Capitão Salgueiro Maia, foi seleccionado para a secção Un Certain Regard do Festival de Cannes no ano 2000. A sessão irá contar com a presença da realizadora Maria de Medeiros e do assistente de realização João Pedro Ruivo e após a projeção, seguir-se-á um debate com Marta Lança, jornalista e interventora cultural.

A Festa do Cinema Francês 2023 realiza-se de 5 a 31 de outubro e apresenta mais de 70 filmes de diferentes géneros e estilos cinematográficos, em dez cidades portuguesas: Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Beja, Viseu, Faro e Lagos.

Capitães de Abril, de Maria de Medeiros

 

Imagem destaque: Alma Viva, de Cristèle Alves Meira

Fonte: ritabonifaciopress

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar