Festival Jazz ao Centro

93 views

Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra comemora a 20ª edição e anuncia as primeiras confirmações 

O Festival, que vai comemorar a sua 20ª edição, irá decorrer entre 22 de setembro e 23 de outubro em 6 espaços da cidade de Coimbra como a Casa das Artes Bissaya Barreto, o Convento São Francisco, o Museu Nacional Machado de Castro, o Seminário Maior, o Salão Brazil e o Teatro Académico de Gil Vicente.

Para José Miguel Pereira, director do Festival, esta edição “sintetiza na perfeição o percurso iniciado em 2003, e assenta no compromisso de divulgar, simultaneamente, a riqueza da tradição e os muitos caminhos do futuro, abrindo portas à experimentação e ao cruzamento com outras abordagens musicais”. Um dos principais fatores distintivos do Festival é a forte aposta na criação artística, tendo já sido editados mais de duas dezenas de discos gravados no seu âmbito. Igualmente importante é a tentativa de não permanecer somente nos espaços convencionais de apresentação de concertos, promovendo a (re)descoberta de espaços singulares da cidade tanto como o encontro com novas sonoridades”.

Para o arranque do festival, no dia 22 de Setembro, o destaque vai para o concerto Outros Mashup: Rodrigo Brandão convida Sun Ra Arkestra, dirigida por Marshall Allen. Um concerto que serve, para Rodrigo Brandão, de ponte, que liga mundos e consciências, unindo Lisboa a São Paulo, passando por Nova Iorque, Saturno e África, criando música, discurso e espiritualidade banhados pelo sol quente de Ra e dos seus discípulos – entre os quais, Marshall Allen de 98 anos e líder da Arkestra. O músico de São Paulo, tem um impressionante currículo de mais de 20 anos e ligado a nomes que fazem história do hiphop, rap, jazz e funk. O concerto começa às 21h30 no Salão Brazil. Em palco, Rodrigo Brandão, para além de Marshall Allen, será acompanhado por: Knoel Scott (Sax Tenor, Elson Nascimento (Timbalão), Rodrigo Amado (Sax), Hernâni Faustino (Contrabaixo), Carla Santana (Electrónicas) e João Valinho (Bateria).

O festival segue para o dia 24 de Setembro, com o concerto de Alabaster DePlume, às 22h, também no Salão Brazil, em parceria com o Festival Apura e tem entrada gratuita. Compositor, saxofonista, ativista e orador, Alabaster DePlume, aka Gus Fairbairn, é residente no londrino hub criativo Total Refreshment, editado pela Lost Map e o mais recente membro da crescente família de experimentalistas musicais que integram a International Anthem. O seu mais recente disco, GOLD, saiu em Abril deste ano.

Esta primeira leva de confirmações para a 20ª edição do Festival Jazz ao Centro – Encontros internacionais de jazz de Coimbra encerra com o concerto de dia 5 de Outubro, com Nicole Mitchell às 17h no Museu Nacional Machado de Castro. Peça fundamental para a urgência do jazz deste século, Nicole Mitchell é uma flautista, compositora, poetisa e tutora nascida em Nova Iorque, cujo caminho trilhado se alavancou no cenário fértil de Chicago ainda na década de 90. Primeira mulher a presidir a lendária Association for the Advancement of Creative Musicians – AACM – que muito tem ajudado a transformação de Chicago, onde criou raízes, com ligações fortes a músicos como Anthony Braxton ou Rob Mazurek, para se alastrar numa visão informada pelas premissas afrofuturistas de navegantes como Sun Ra, George Clinton ou Herbie Hancock da era Mwandishi.  Englobando filosofia, misticismo, políticas radicais de emancipação e uma forte influência da ficção científica de Octavia E. Butler, a obra de Mitchell tem articulado e desconstruído problemáticas de raça, género, tecnologia e espiritualidade numa música que projecta possíveis futuros, capaz de abarcar no seu curso a liberdade do jazz, o groove do funk, a doutrina do gospel, a composição contemporânea, instrumentação das mais diversas latitudes e demais heranças musicais de catarse e êxtase colectivo.

Os bilhetes para estas primeiras confirmações do Festival Jazz ao Centro – Encontros internacionais de jazz de Coimbra já estão à venda, nos locais habituais, sendo que os seus preços variam os 10 e os 15 euros.

Fonte: Alexandra Ferreira

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar