Festival de Poesia de Lisboa

747 views

De 13 a 17 de setembro, acontece a 8a edição do Festival de Poesia de Lisboa, evento que incentiva a leitura, fomenta a democratização da palavra e valoriza a poesia em língua portuguesa. Seu compromisso tem sido construir uma festa aliada às pautas urgentes que atravessam classe, raça, gênero, corpo e terra.

Depois de homenagear Conceição Evaristo, Mia Couto e Ana Luísa Amaral, o Festival de Poesia de Lisboa chega à sua oitava edição e destaca, mais uma vez, a obra de uma autora viva. A reverência é oferecida à Adélia Prado, escritora nascida em Minas Gerais, apadrinhada por Carlos Drummond de Andrade, detentora do Prêmio Jabuti e considerada a uma das grandes vozes da Poesia Brasileira. A escolha foi feita pela curadora desta edição, Gabriela Abreu, que é produtora cultural e criadora do Sarau Delas, em Lisboa.

Celebrar a alegria não significa ignorar as injustiças, a VIII edição do Festival de Poesia de Lisboa quer colocar luz no que nos faz alegres, nas belezas da vida, mesmo que elas ainda não existam de fato: vamos falar sobre elas. “Podemos criar para reivindicar e para reconstruir. Aproveitamos para dialogar sobre o desenvolvimento coletivo, criando pontes para travessias, expandindo horizontes e propondo dialéticas para a expansão do SER”, diz a curadora.

O evento acontecerá dos dias 13 a 17 de setembro, mas o trabalho curatorial dura oito meses, a contar da data de abertura das inscrições. O regulamento propõe a todas as pessoas, maiores de 18 anos, a criação de um poema em língua portuguesa com o tema “a vida é mais tempo alegre do que triste”. Os textos poéticos submetidos através do site do Festival, são avaliados e, se aprovados, passam a integrar a antologia desta edição, concorrem a 20 menções honrosas e ainda recebem prêmios para o terceiro, segundo e primeiro colocado, esse no valor de 500€. Todos os inscritos poderão participar (não obrigatoriamente) das atividades propostas durante o festival, tais como: oficinas, mesas redondas, palestras, poetry slam e lançamento oficial da antologia.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de maio. Para inscrever-se, basta acessar o Regulamento no website www.festivaldepoesiadelisboa.com, ler o documento com atenção a todos os pontos, preparar um poema inédito inspirado no tema e no texto curatorial, e submetê-lo através do formulário de inscrição. Depois, basta aguardar o contacto da equipa do Festival para pagamento da taxa e confirmação da vaga.

Com o co-patrocínio do Clube de autores, apoio institucional da Revista Philos e diferentes centros culturais lisboetas como parceiros (Valsa, Fábrica Braço de Prata, Livraria da Travessa, entre outros), a programação conta com temas como Adélia – Adília: A poesia do cotidiano; Escrevendo além da raça: experiências literárias; Mulher é desdobrável: maternidade e produção literária; Repente Nu: a poesia lusotropical de Fernando Lemos. Na programação, nomes como Gabriela do Amaral, Lubi Prates e Mailson Furtado Viana já estão confirmados, outros autores estão por confirmar.

VIII Festival de Poesia de Lisboa
Data: de 13 a 17 de Setembro de 2023, em Lisboa.
Valor: 70€ – Dá direito a participação e 3 exemplares da antologia “A vida é mais tempo alegre do que triste”, além do acesso a toda a programação da 8a edição do Festival de Poesia de Lisboa.

Inscrições: www.festivaldepoesiadelisboa.com
Contato: diretoria@festivaldepoesiadelisboa.com

Fonte: festivaldepoesiadelisboa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar