Festas de Natal

249 views

Em dezembro, a cidade ganha um tom mais festivo com concertos natalícios, de entrada gratuita, para desfrutar em família ou com amigos.

Programadas pela EGEAC, as Festas de Natal passam este ano por 5 espaços de culto e uma sala de espetáculos, com um total de 8 concertos, apresentando um repertório abrangente. Da música clássica ao gospel, passando pelo jazz e pelo fado, o programa musical, que decorre entre 2 e 17 de dezembro, inclui também poesia e um famoso conto de Natal.

O primeiro palco do programa é a Igreja do Sagrado Coração de Jesus que recebe no dia 2, pelas 21h, As Quatro Estaçõesde Vivaldi. Uma obra-prima da música clássica para ser ouvida numa interpretação diferente, pelo grupo Músicos do Tejo, com a recriação dos vários andamentos por vários solistas.

Na Igreja de São Roque, no dia 8, a proposta é Espelhos de Natal com o Coro Juvenil e Coro de Câmara da Universidade de Lisboa que nos levam numa viagem pela música coral portuguesa e inglesa.

música gospel ganha uma maior dimensão no espetáculo Sete varandas para o Tejo, sete colinas para o Mundo, no espaço único do Panteão Nacional. Um concerto com uma interpretação singular do grupo Gospel Collective que ocupará diferentes recantos do monumento, aumentando assim a intensidade dos espirituais negros. Dia 15, às 21h.

O Capitólio, agora sob gestão da EGEAC, junta-se a esta edição das Festas de Natal, com três propostas especiais, para assistir ao final das tardes de domingo, a partir das 17h. No dia 3, a famosa história de Charles Dickens, Um Conto de Natal, será musicada pelo DHArtes Ensemble – Quinteto de Cordas que acompanhará a narração de Susana Henriques. No dia 10, Carlos Leitão, Bruno Chaveiro e Joaquim Horta visitam Pessoa, Passo a Passo, um dia na vida de Fernando Pessoa, ao som de temas tradicionais e originais do Fado e no dia 17 a Lisbon Poetry Orchestra interpreta poemas de nomes como Ary dos Santos, Sophia de Mello Breyner, Ana Luísa Amaral, Alberto Caeiro ou Vinicius de Moraes no espetáculo Cidade Nua – Poemas para uma cidade imaginária que mistura música e poesia.

Neste programa partilhamos também tradições, celebrando o espírito da quadra natalícia juntamente com a Comunidade Hindu de Portugal e a Comunidade Ismaili. No dia 9, uma feira gastronómica e cultural convida a uma experiência sensorial pelas cores, aromas e sabores indianos e um concerto, a partir das 17h, mistura música clássica indiana com músicas tradicionais de Espanha e Portugal. O Centro Ismaili abre as suas portas, no dia 16, para uma visita de descoberta do seu emblemático edifício que servirá de palco, a partir das 17h, para um concerto de Sofia Hoffmann que mistura música jazz e pop, com a essência do oriente.

Com as Festas de Natal, seguimos o roteiro musical que convida também a descobrir o património religioso e cultural da cidade. Todos os concertos estão sujeitos à lotação do espaço e ao levantamento prévio de bilhete no dia do espetáculo.

O programa completo pode ser consultado neste link

Fonte: Egeac

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar