Exposição «Lisboa Clichê – Daniel Blaufuks»

881 views

A exposição Lisboa Clichê, que inaugura no próximo dia 21 de janeiro, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Pavilhão Preto), apresenta um conjunto de memórias pessoais, fotográficas e poéticas da Lisboa de Daniel Blaufuks, entre o final da década de 1980 e o início dos anos 90.

O Museu de Lisboa começa o ano com a exposição temporária Lisboa Clichêuma seleção de 80 fotografias de Daniel Blaufuks de entre as mais de 300 que integram o livro com o mesmo nome, editado pela Tinta-da-China e apresentado neste Museu, a 28 de setembro de 2021.

Nesta obra, o «clichê» remete-nos para espaços familiares na cidade, habitualmente frequentados pelo artista e pelo seu círculo de amigos e conhecidos, como o Frágil, o British Bar, a Cinemateca, a Versailles e a Trindade.

Três décadas depois de serem captadas, em 2020, durante o primeiro confinamento, o artista publicou estas fotografias nas suas redes sociais e posteriormente numa conta de instagram intitulada Lisboa Clichê, que lançou o mote para o livro e a exposição.

Lisboa Clichê retrata uma cidade em transição, que antevê o início de uma vida mais cosmopolita e o consequente desaparecimento de elementos icónicos – como os néons, as cabines telefónicas e as casas de pasto – que conferiam à cidade uma aura poética e cinematográfica que Daniel Blaufuks evoca e partilha, de uma outra época, de uma outra Lisboa, «a nossa Alexandria», nas palavras do artista.

Perante as grandes transformações que a paisagem da cidade foi sofrendo, esta exposição partilha 80 fotografias em grande formato que eternizam espaços, ambientes e pessoas de uma Lisboa a preto e branco, pré-digital e de ritmo demorado.

Daniel Blaufuks tem trabalhado sobre a relação entre a memória pública e privada, tema que é uma das constantes interrogações no seu trabalho como artista visual. Cria e expõe regularmente em museus, galerias de arte contemporânea e festivais, trabalhando principalmente com fotografia e vídeo, apresentando o resultado através de livros, instalações e filmes.

Tal como todas as exposições temporárias do Museu de Lisboa, também Lisboa Clichê será acompanhada por uma programação paralela a anunciar brevemente no site do Museu e nas suas redes sociais.

 

Fonte Museu de Lisboa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar