Exposição “Espaços Disfarçados de Pessoas” no espaço Coruchéus

579 views

A exposição “Espaços Disfarçados de Pessoas” de Daniel V. Melim apresenta uma pintura da Coleção Manuel de Brito, novas obras de pintura e um mural site specific de 4×6 metros, inspirado na fisicalidade, elementos e pistas visuais fornecidos pelo espaço dos Coruchéus e pela sua envolvente. A inauguração é dia 14 de março às 17h00, com entrada livre.

 

Estas pinturas coloridas com camadas e texturas que se acumulam, procuram evidenciar um imaginário ligado à terra, ao antigo, aos afetos, aos rituais e às tradições, mas também a disfarces carnavalescos ou figuras enigmáticas. Citando o artista: “uma busca urdida e dançada no eixo tenso entre pertença (a um grupo, um lugar, uma ideia) e liberdade (as nossas idiossincrasias, mutações e aspirações indomáveis”. Para além de um workshop de desenho e de duas visitas guiadas, Daniel V. Melim dá ainda corpo ao seu pensamento e trabalho artísticos com uma performance-concerto para vozes humanas e maquinaria de som.

 

A programação dos Coruchéus – Um Teatro em Cada Bairro de março e abril é marcada pela proximidade e pela integração de muitas atividades desenvolvidas por cidadãos e artistas residentes no território de Alvalade. Neste ciclo teremos ainda um atelier de teatro para jovens dos 15 aos 18 anos, com as atrizes Flávia Gusmão e Rita Brütt, que terá o seu início a 8 de abril e decorrerá ao longo de vários meses. O atelier é de participação gratuita, sendo admitidas inscrições até 1 de abril.

 

Em abril, no dia 13, está também prevista uma visita ao Ateliê n.º 15 do Complexo de Ateliês Municipais dos Coruchéus, do artista Manuel João Vieira. A cada ciclo, a porta de um dos ateliês municipais será aberta ao público dando a conhecer o espaço de trabalho de um artista residente no Complexo Municipal dos Coruchéus.

 

Outro destaque da programação, é o concerto de Senhor Vulcão, que se realiza a 23 de março, em que o cantautor junta palavra, poesia e música num espetáculo original para todas as idades.

 

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril será apresentada a peça de teatro “Memórias de uma Falsificadora” com encenação de Joaquim Horta e interpretação de Catarina Requeijo, uma evocação da vida de Margarida Tengarrinha e da importância do seu percurso afetivo, pessoal e profissional para a construção e consolidação da democracia em Portugal ao longo do século XX.

 

Pela primeira vez, o espaço irá receber os alunos das Escolas Básicas de Alvalade, com sessões de teatro infantil da peça “A Maior Flor do Mundo”, participando ainda na celebração do 11.º aniversário da Biblioteca dos Coruchéus com uma sessão especial para famílias.

 

Inaugurado em novembro de 2023, Coruchéus é o sexto espaço do programa Um Teatro em Cada Bairro, da Câmara Municipal de Lisboa, rede de equipamentos culturais de proximidade e de encontro com as comunidades e agentes locais.

 

Coruchéus – Um Teatro em Cada Bairro

Complexo Municipal dos Coruchéus

Rua Alberto de Oliveira

Tel.: 218 170 900

E-mail: umteatroemcadabairro.corucheus@cm-lisboa.pt

Quarta a domingo (encerra aos feriados)

Março: 10h00 – 13h00 e 14h00 – 18h00

Abril: 11h00 -13h00 e 14h00 – 19h00

 

Programação disponível em:

agendalx.pt

lisboa.pt/agenda/o-que-fazer

Instagram Coruchéus

 

Inscrições Atelier de Teatro:

umteatroemcadabairro.corucheus@cm-lisboa.pt

 

Foto: Agenda Cultural de Lisboa

Fonte:

Câmara Municipal de Lisboa 

Direção Municipal de Cultura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar