EXPOSIÇÃO APRESENTA FIGURINOS CLÁSSICOS DE VALENTIM QUARESMA

905 views

Valentim Quaresma expõe figurinos e adereços clássicos no Museu de Lisboa – Teatro Romano. A Reinvenção do Mito abre dia 6 de julho, às 17h.

No mês em que o sítio arqueológico do Teatro Romano de Lisboa acolhe a peça Antígona, do poeta grego Sófocles, o museu apresenta uma exposição de figurinos e adereços da autoria de Valentim Quaresma.

As peças em exposição subiram ao palco do Teatro Romano em 2019 e 2020, respetivamente, com as peças Rei Édipo e Medeia dos poetas e dramaturgos gregos Sófocles e Eurípides do longínquo séc. V a.C.

Nos últimos dois anos, os adereços e figurinos foram criados por Valentim Quaresma  numa parceria com o Teatro Livre que, em coprodução com o museu, encenou Édipo Rei e Medeia. São estas peças, que valem por si enquanto objetos artísticos, mas também pelo que representam, que agora se mostram.

A Reinvenção do Mito – Figurinos clássicos por Valentim Quaresma apresenta verdadeiras obras de arte que nos levam a sonhar com histórias e mitos, com pessoas que viveram tragédias tão marcantes que sobrevivem no nosso imaginário.

Adereços e figurinos são uma criação de Valentim Quaresma que, de forma surpreendente e absolutamente belareinventa adereços que caraterizam personagens históricas e míticas que nos acompanham até hoje.

Desde 2016 que o sítio arqueológico tem sido palco de peças icónicas dos poetas e dramaturgos da Antiguidade Clássica. Em 2016, foi apresentada A Paz de Aristófanes e em 2017 O Misantropo, de Menandro. Com o título Não nasci para Odiar, uma frase de Sófocles, foi apresentada em 2018 uma peça que reuniu textos de vários autores clássicos numa reinterpretação cénica contemporânea. Em 2019 foi a vez de Édipo Rei de Sófocles e, em 2020, a Medeia de Eurípides.

A Reinvenção do Mito – Figurinos clássicos por Valentim Quaresma
Exposição temporária
Museu de Lisboa – Teatro Romano
6 de julho – 5 setembro 2021
Preço 3 € (inclui acesso a todo o museu
Agradecimentos Miguel Abreu/Cassefaz

 

Fonte Museu de Lisboa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar