Divertido e pungente, Um Dia Feliz teve uma estreia marcante no Festival de Toronto 2023, destacando-se pela sua abordagem ousada e artística. Hisham Zaman, um dos realizadores noruegueses mais proeminentes e relevantes da atualidade, é conhecido por abordar temas como migração, identidade e pertença nas suas obras.
Três amigos adolescentes, presos num campo de refugiados no norte gelado da Noruega, planeiam uma fuga pela montanha para um mundo onde os seus sonhos possam ser realizados. Mas quando um deles se apaixona, o plano começa a desfazer-se.
No entanto, apesar de toda a incerteza e tristeza que caracterizam a situação do trio, Zaman apresenta a sua sorte com um sentido de humor irónico e um suave absurdo, qualidades queUm Dia Feliz partilha com os filmes de Aki Kaurismäki e Otar Iosseliani.
Ainda mais surpreendentes são os traços dos filmes clássicos de Hollywood para adolescentes que surgem depois de Hamid conhecer a recém-chegada rebelde Aida (Sarah Aman Mentzoni) e de iniciarem um terno romance que põe em risco o plano de fuga dos amigos
Partindo das suas próprias experiências como refugiado do Curdistão iraquiano e trabalhando com um extraordinário elenco de novas descobertas, Zaman encontra um meio totalmente novo e não convencional de retratar as vidas e esperanças de jovens requerentes de asilo.
Alguns menores não acompanhados chegam com 15 anos, recebem uma carta de rejeição do governo aos 16 anos, depois têm a oportunidade de recorrer aos 17 anos, mas o sistema em vigor espera que tenham 18 anos para os expulsar, salienta o realizador. Quando escrevo, coloco um pouco de mim em cada personagem, por isso o poeta Hamid está definitivamente perto de mim. Adoro poesia – norueguesa, iraniana, curda, como os poetas clássicos Nalî e Mahwi.
Ao centrar-se nos aspectos humanos, nos sonhos universais dos rapazes de uma vida melhor e de se apaixonarem, a intenção do realizador era também mostrar que os refugiados são mais semelhantes do que diferentes de nós.
Embora Um Dia Feliz transmita certamente o desespero e a ansiedade que existem nas vidas das suas personagens, é igualmente vívido como uma celebração da sua resiliência e singularidade.
Um Dia Feliz está disponível na plataforma 19 de setembro.
Fonte: Filmin