Estreia Suaves e Silenciosas: o clube do ódio

309 views

Um grupo de mulheres ultra-conservadoras procura levar a cabo o grande slogan da era Trump: Make America Great AgainFilmado num sufocante plano-sequência, esta é uma nova produção com a chancela da Blumhouse – famosa produtora de êxitos como Atividade Paranormal e Foge– que se tornou gradualmente um dos favoritos da crítica americana. 

Filmado em tempo real, segue uma tarde na vida de Emily, supremacista branca e professora primária. Emily organiza a primeira reunião do clube Filhas pela União Ariana e doutrina um grupo de mulheres de extrema-direita. Quando decidem continuar a reunião na casa de Emily, param num supermercado para comprar bebidas. Começa então uma discussão entre duas irmãs sino-americanas e o grupo, dando origem a uma cadeia descontrolada de eventos.

Suaves e Silenciosas (Soft and Quiet no título original),  é um filme produzido pela Blumhouse que marca a estreia de Beth de Araújo na realização e teve a sua estreia no SXSW Film Festival.

É engraçado que as pessoas agora identifiquem-me com o género de terror, quando eu nunca filmei terror na minha vida. Mas eu adoro, diz a realizadora Beth de Araújo, que enfrentou um grande desafio na sua primeira longa-metragem, filmando-a inteiramente em planos-sequência. A técnica confere tensão e desconforto à história, em que um grupo de mulheres que pretende fundar uma associação semi-clandestina ligada ao tradlife (movimento que defende o retorno aos valores tradicionais e reserva às mulheres o papel de mães do maior número possível de filhos, para preservar a “raça europeia”) tem um embate com um casal de mulheres imigrantes que termina da pior maneira possível. As mulheres ligadas ao movimento trad, que têm mais relevância e seguidores nas redes sociais, tendem a ser muito bonitas, muito sofisticadas, brancas e com formação universitária explica a realizadora, que acrescenta que estas mulheres, antes de serem mães, tentam arranjar empregos em que possam influenciar mais a sociedade, como professoras primárias ou enfermeiras.

Beth de Araújo está consciente da dureza do seu filme e das possíveis reacções adversas do público. Haverá quem fique sentado a refletir sobre a razão pela qual o filme o deixa tão desconfortável, enquanto outros não o conseguirão suportar e fugirão dele. Mas não acho que haja uma forma errada de sentir e reagir. Adoro quando as pessoas são abaladas de alguma forma. .

Suaves e Silenciosas está disponível na Filmin a partir do dia 18 de julho.

 

 

 

Fonte: Filmin

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar