Espírito versátil nascido em altitude: São Luiz Winemaker’s Collection Tinto Cão Reserva Rosé 2022

277 views

Numa contínua ode àquela que é uma das castas mais singulares do Douro, a Sogevinus lança uma nova edição do São Luiz Winemaker’s Collection Rosé, um monocasta Tinto Cão proveniente da colheita de 2022.

Esta quarta edição (segunda enquanto São Luiz Winemaker’s Collection Tinto Cão Rosé) diz respeito a uma gama que alberga os vinhos singulares Douro DOC de edições limitadas, todas elas assinadas pelo enólogo Ricardo Macedo. A nova colheita, como não podia deixar de ser, regressa a tempo do verão, ainda que a versatilidade evidente a torne na companhia desejada em todas as estações.

Na génese deste Reserva Rosé está a casta Tinto Cão, caracterizada na vinha pelo cacho pequeno e película densa. As suas particularidades permitem criar vinhos com uma acidez interessante, taninos suaves e, ao mesmo tempo, robustos, mas também com uma boa capacidade de envelhecimento. As uvas plantadas em solo xistoso a 400 metros de altitude, provenientes da sub-região do Cima Corgo, foram vindimadas à mão na primeira semana de setembro de 2022 e posteriormente transportadas em caixas de pequena dimensão.

De maneira a evitar a extração de cor e, assim, preservar a cativante tonalidade salmão que caracteriza este vinho, foi realizada uma prensagem suave de cachos inteiros previamente selecionados em tapete de escolha – 80% do lote fermentou em inox a uma temperatura controlada, entre os 10 e os 14 graus, e os restantes 20% em barricas usadas. No fim da fermentação alcoólica, o lote final estagiou seis meses em vasilha de inox com bâtonnage semanal.

Os aromas a groselha e romã evidenciam-se no buquê marcado ainda por frutas frescas e apontamentos florais. Do nariz à boca, a textura sedosa prevalece, com notas fumadas de existência subtil a realçar a complexidade. A frescura é omnipresente aquando da prova e chega inclusive ao final longo e demorado.

Elegância, amplitude e complexidade são adjetivos que ajudam a descrever a nova colheita de São Luiz Winemaker’s Collection Rosé, um vinho decididamente gastronómico que faz companhia a pratos de maresia, como marisco ou peixe, mas também a carnes brancas e queijos de média intensidade (idealmente servido a uma temperatura entre 12 e 14 graus).

Fazendo jus ao conceito da gama Winemaker’s Collection, um projeto que aposta na experimentação de castas nascidas e criadas em diferentes micro-terroirs do Douro, e que tem tido um êxito expressivo por parte do público e da crítica especializada, apenas existem 7550 garrafas desta edição (garrafas 1 a 7200 em 750ml; garrafas 7201 a 7550 em 1500ml).

 

São Luiz Winemaker’s Collection Tinto Cão Reserva Rosé 2022 | PVP recomendado e não vinculativo: 22€

 

Fonte: global-press.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar