Escova migalheira para canhotos

1000 views
O canhotismo é um fenómeno curioso que, durante séculos, foi deficientemente interpretado. A preferência de uma das mãos para o trabalho manual vem marcada no cérebro, é inata, e nada a poderá mudar. O máximo que se pôde fazer, no passado – erradamente, diga-se – foi treinar nos canhotos o uso da mão direita quase sempre para o ato de escrever. Sabe Deus os malefícios daí resultantes: sérios complexos de natureza psicológica, casos de ligeira ou profunda gaguez, criação e desenvolvimento de condições para o insucesso escolar. Não cabe aqui um estudo científico e aprofundado sobre o fenómeno, mas podemos afirmar que, ser destro é tão normal como ser canhoto. Por isso, hoje, toda a gente aceita que ser canhoto é escrever, comer, atirar pedras, apertar o botão, disparar, acarinhar, etc. com a mão esquerda e pronto. Hoje toda a gente respeita os canhotos e os aceita como o que são: pessoas normais. E já não era sem tempo. Mas atenção: enquanto para escrever com a mão direita o papel se inclina para a esquerda, os canhotos devem incliná-lo para a direita, para que a mão deslize na posição adequada.
Aparelhos como a tesoura, de unhas, de costureira, de alfaiate ou de tosquiar, por exemplo, foram e serão ainda hoje grandes “inimigos” dos canhotos, se o fabricante os não adaptou ao jeito da mão esquerda. Hoje já é vulgar esta adaptação; mas antigamente era raríssima esta conformidade.
Por isso, a peça deste mês, a escovinha migalheira com que, nas casas ricas, se varria a mesa após as refeições, e a sua companheira, a pazinha que recebia as migalhas restantes sobre a toalha, pela sua raridade, merecem alguma atenção, porque foram feitas para canhotos: a primeira desenhada para uso com a mão esquerda e a segunda para a mão direita.

Foto:Nº de inventário: 3918; Largura: 2 cm; Comprimento: 21,4 cm Altura: 4,1 cm

Fonte: ASSOPS-Associação de Passos de Silgueiros

www.assops.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar