Entre Olhares, Encontros (In)Comuns – CAM em Movimento

107 views

Integrada na iniciativa CAM em Movimento, esta exposição é fruto de um desafio de curadoria participativa proposto pelo Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian e pela Biblioteca de Alcântara a um grupo de residentes na vizinhança da biblioteca, sem mais em comum do que o gosto pela arte e a vontade de sair do papel de espetador e de ocupar o lugar de curador.

Ao longo de seis meses, o grupo mergulhou na coleção de obras de arte do CAM e da Biblioteca de Arte da Fundação. As 31 obras escolhidas – escultura, instalação, fotografia, serigrafia, desenho e livros de artista – traduzem um percurso de troca, diálogo, debate e questionamento, fazendo das obras de arte e da aprendizagem conjunta um espaço de encontro em permanente mudança: um espaço entre olhares.

O coletivo que se juntou neste projeto é composto por duas dezenas de pessoas de diferentes faixas etárias, dos 18 aos 76 anos, com origens e percursos muito diversos, que, com a coordenação de Susana Gomes da Silva (Serviço Educativo do CAM) e da artista Susana Anágua, passaram por todo o processo que envolve a criação de uma exposição, da curadoria à produção da folha de sala.

O resultado colocará em exposição, na Biblioteca de Alcântara, 17 obras da coleção do CAM, de artistas como Ana Vidigal, Mónica de Miranda, Susana Gaudêncio e Teresa Magalhães, e 14 livros de artista.

Foi ainda preparada uma programação complementar, que inclui visitas, oficinas e conferências com o grupo de participantes no projeto.

Mais informações aqui

Horários em blx.cm-lisboa.pt

artes
20 janeiro a 31 março 2023
vários horários
Biblioteca de Alcântara
créditos:Teresa Magalhães, Sem título, 1971Créditos Paulo Costa
Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar